Marleide Soares, de 51 anos, e a filha Amanda Soares, de 17, pretendem realizar o sonho de iniciar a vida acadêmica juntas, em 2025. As duas se preparam e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3), no Colégio Estadual Deputado Henrique Brito, no bairro de Brotas, em Salvador.
Moradoras do bairro de Luís Anselmo, as duas vivem fases distintas de vida: Marleide tem uma loja que vende materiais esportivos há 20 anos em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador. Já Amanda termina o Ensino Médio neste ano.
A mãe quer cursar Administração para gerir melhor a empresa. A filha tem o sonho de se tornar arquiteta.
Em entrevista ao g1, a adolescente disse que se esforçou bastante durante a preparação do Enem, principalmente para a redação.
“Tem um peso maior para a nota. Inclusive acho que o mil vem”, disse Amanda, empolgada e confiante.
A estudante contou que ouviu falar na possibilidade do tema deste ano ser os desafios da alfabetização das crianças no Brasil, mas ela acreditava que seria algo relacionado à tecnologia e meio ambiente.
A confiança em um bom desempenho no exame parte da preparação que ela teve com a mãe. “É uma inspiração, porque me passa uma confiança em saber que ela está ali do lado. Me deixa mais calma”, contou.
Essa é a terceira vez que Marleide fará o Enem. Na primeira vez, ela zerou a redação.
“Fui um fracasso, mas na segunda já fui bem melhor e agora quero encarar esse desafio de conseguir um bom desempenho”, disse a empreendedora.
“Também vou fazer a prova para ajudar minha filha. Esse contato nos deixou mais próximas, criou uma ligação muito legal e eu sinto a confiança dela e ela a minha”.
Mais de 4,3 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Enem, no Brasil, que começa com as provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da redação, neste domingo. No dia 10 de novembro, será a vez das questões de Matemática e Ciências da Natureza.
Fonte:G1 Bahia