Depois do fiasco do desempenho do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja para Fortaleza (CE) para tentar salvar a disputa pelo segundo turno. O chefe de Estado sai de Brasília no fim da tarde desta quinta-feira, 10, rumo à cidade.
Fortaleza é a principal capital do Nordeste que o PT de Lula concorre ao segundo turno, em 27 de outubro. Estão na disputa o candidato da sigla, Evandro Leitão, e André Fernandes (PL).
No Nordeste, além de Fortaleza, só mais uma capital tem segundo turno com um candidato petista. Em Natal, Natália Bonavides (PT) enfrenta Paulinho Freire (União Brasil) — mas o cenário não é tão favorável para a candidata, que só teve 28,45% de votos válidos nas urnas, contra 44,08% do opositor.
Fortaleza se torna a principal capital do Nordeste para o PT de Lula pelo desempenho de seu candidato nas urnas neste primeiro turno. Evandro Leitão conseguiu 480.174 votos válidos, o equivalente a 34,33% do eleitorado.
O nome do PL em Fortaleza ficou à frente do petista. André Fernandes recebeu o apoio de 562.305 eleitores, correspondendo a 40,20% dos votos na capital cearense.
No Ceará, Lula vai tentar trazer força ao nome de Evandro Leitão, junto ao ministro da Educação, Camilo Santana — e que foi governador do Estado por dois mandatos.
Lula e Camilo Santana participam de duas agendas oficiais no Ceará. A primeira ocorre pela manhã, com a entrega de 1.296 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida em Fortaleza; já no início da tarde, serão entregues 113 novos ônibus escolares para 113 municípios do Estado.
Informações Revista Oeste