Com ida do presidente para o exterior, o candidato a prefeito de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) fica sem o principal cabo eleitoral em evento no sábado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silvadesembarcou em Brasília por volta das 5h20 desta quinta-feira, 26, depois de passar três dias na Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York (EUA). O petista permanece poucos dias na capital, já que viaja para o México neste próximo domingo, 29.
A viagem de Lula para participar da posse da presidente do México, Claudia Sheinbaum, vai impactar diretamente na reta final da campanha do candidato do Psol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. Isso porque o petista não vai poder participar de evento com o psolista no sábado 28.
Inicialmente, Lula tinha a expectativa de participar do evento em São Paulo com Boulos. Contudo, a assessoria do Palácio do Planalto informou que a ida do presidente não tinha sido confirmada e, portanto, não houve desistência de sua presença.
Lula deve ficar no México até 1º de outubro. Esta vai ser a terceira vez que ele visita o país, onde esteve em 2003 e 2007. Nesta visita, o petista se reúne com o atual presidente do país, López Obrador, e, em seguida, com Claudia Sheinbaum.
O chefe do Executivo brasileiro deve tratar de temas bilaterais com o país, como meio ambiente, desafios da área climática, relações comerciais e questões de gênero.
O petista também participa do encerramento do fórum México–Brasil. São confirmadas as presenças de 400 empresários, sendo 150 brasileiros. Devem ocorrer painéis sobre investimentos, segurança alimentar e exploração de alimentos, cadeias produtivas e nova indústria.
Depois do evento, Lula vai a um jantar oferecido pelo governo mexicano aos chefes de Estado, no Museus da Cidade do México. Em 1º de outubro, o presidente participa da cerimônia de transmissão da posse presidencial de Claudia Sheinbaum, realizada na Câmara dos Deputados, no Palácio Legislativo de San Lázaro.
A previsão é que o presidente volte para o Brasil depois da cerimônia de posse de Sheinbaum.
Informações Revista Oeste