ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Política

Lula lidera o declínio da democracia e da economia na América Latina, afirma artigo no WSJ

Publicação da colunista Mary Anastasia O’Grady discorre sobre as propostas do governo no G20, apoio a ditaduras e políticas econômicas...
Read More
Outros

Por que não existem mosquitos na Disney?

O complexo Disney foi construído com um sistema de drenagem muito eficiente. Isso evita que se formem poças d'água, onde...
Read More
Bahia

Número de homicídios durante governos do PT na Bahia chega a 100 mil

O aumento na violência coincide com os mandatos dos Jaques Wagner, Rui Costa e, mais recentemente, Jerônimo Rodrigues De 2007...
Read More
Política

Milei recua novamente e assina declaração final do G20

Presidente argentino havia antecipado que iria se negar a assinar documento. Antes, ele também falou que não assinaria Aliança Contra...
Read More
Esportes

Consulado divulga instruções para torcedores que vão assistir à final da Libertadores na Argentina

O jogo entre Botafogo e Atlético Mineiro está marcado para o dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Nuñez,...
Read More
Outros

Sob Milei, maiores empresas argentinas cresceram quase 130% no último ano

Fenômeno foi documentado em um relatório que analisa o índice Merval, um indicador-chave da Bolsa de Valores de Buenos Aires...
Read More
Polícia

66ª CIPM apreende duas armas em Feira de Santana

Foto: Assessoria de Comunicação da 66ª CIPM Policiais militares da 66ª CIPM efetuaram apreensão de duas armas, nesta segunda-feira (18),...
Read More
Bahia

PIB da Bahia representou 4% da economia brasileira em 2022

Foto: Marcello Casal Jr/Agencia Brasil Os dados consolidados do PIB de 2022, calculados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais...
Read More
Feira de Santana

Incêndios em Feira de Santana acendem alerta sobre descarte irregular de lixo

Foto: Divulgação – SESP Um incêndio de grandes proporções na Avenida Fraga Maia, em Feira de Santana, destruiu um bar...
Read More
Feira de Santana

Definida data da Micareta de Feira 2025: de 1° a 4 de maio

Foto: Polícia Militar A Micareta de Feira de Santana de 2025 já está com a data definida. Em consenso com...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Publicação da colunista Mary Anastasia O’Grady discorre sobre as propostas do governo no G20, apoio a ditaduras e políticas econômicas questionáveis

Medida de Lula reduz em R$ 974,8 milhões as emendas parlamentares | Foto: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo
Artigo do The Wall Street Journal também classifica o presidente como ‘dinossauro da Guerra Fria’ | Foto: Mateus Bonomi/AGIF/Estadão Conteúdo 

De acordo com um artigo publicado no jornal norte-americano The Wall Street Journal no domingo, 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está à frente do declínio da democracia e da economia na América Latina. 

Na publicação, a colunista Mary Anastasia O’Grady, especialista em política da América Latina, considera irônica a proposta de Lula de acabar com a fome e a pobreza até 2030, uma das principais pautas do G20, que ocorre no Rio de Janeiro. “Suas políticas, tanto internas quanto externas, desde que assumiu o cargo em janeiro de 2023, correm o risco de levar o país a um caminho ainda mais problemático”, afirma.

Mary Anastasia avalia que a democracia na América Latina está em uma “situação terrível”. A crescente influência da China na região está longe de ser o único problema. Segundo a jornalista, o desafio maior é a erosão do capitalismo democrático, que em muitos países está sendo substituído por nacionalismo e autoritarismo.

A escalada autoritária na América Latina

Um exemplo disso é a presidente do México, Claudia Sheinbaum, que assumiu o cargo em 1º de outubro e já consolidou o monopólio de poder iniciado por seu antecessor, Andrés Manuel López Obrador. 

Emendas constitucionais aprovadas por um Congresso controlado pelo partido Morena acabaram com a independência do Judiciário e dos órgãos reguladores que deveriam limitar o poder do Executivo. O crime organizado tomou controle de grandes áreas do país. A iminente falta de energia restringiu o boom de nearshoring que antes parecia certo. O peso está desvalorizado.

“Venezuela, Bolívia, Honduras, Nicarágua e Cuba são refúgios para o tráfico de drogas e também eliminaram a independência institucional. Em El Salvador, a troca de democracia pela segurança pessoal é racional, mas provavelmente será dolorosa a longo prazo. A lei na Colômbia manca fortemente, assim como sua economia.”

Artigo do WSJ classifica Lula como “dinossauro da Guerra Fria”

Presidente da República usa terno preto | Foto: Reprodução/Agência Brasil
O presidente Lula, em cerimônia | Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em seu artigo, Mary Anastasia também destaca que o Brasil, há muito tempo, aspira substituir os Estados Unidos como hegemonia regional no continente sul-americano. “Mas assumir esse papel requer autoridade moral e peso econômico”, relata. “Lula está desperdiçando ambos.”

O antiamericanismo de Lula foi escancarado depois do resultado das eleições na Venezuela. Enquanto observadores e a comunidade internacional reconheceram a vitória esmagadora de Edmundo González Urrutia, o Brasil, junto de México e Colômbia, decidiu prestar apoio velado à ditadura de Nicolás Maduro.

Essa postura ficou evidente quando a Organização dos Estados Americanos, que defende a democracia na região, realizou uma votação para reconhecer a vitória de González Urrutia. México, Colômbia e Brasil se opuseram, impedindo que a votação acontecesse.

“Como o apoio de Lula à ditadura cubana, isso foi um ato de antiamericanismo, e não uma crença na legitimidade de Maduro.”

Mary Anastasia classifica Lula como uma espécie de “dinossauro da Guerra Fria” do Brasil, agarrado a ideias socialistas utópicas e uma sede de poder que apenas um modelo corporativista altamente centralizado oferece.

“Ele prefere aliados que não insistem em um governo limitado, como os outros membros do grupo Brics — Rússia, Índia, China e África do Sul. O grupo busca reduzir o alcance do dólar e das instituições ocidentais nas finanças internacionais e contornar sanções ao criar os próprios mecanismos de empréstimo e moedas alternativas.”

A publicação também afirma que, apesar da postura antidólar, Lula ama a moeda norte-americana. A cúpula governista no Rio de Janeiro defenderá uma proposta de imposto global sobre a riqueza dos ricos, visando a arrecadar cerca de US$ 250 bilhões anualmente de 2,8 mil bilionários.

De acordo com o governo, os recursos serão usados para combater as mudanças climáticas e a pobreza. Para Mary Anatasia, tal ideia é irônica por vir, justamente, de Lula. “A ideia vem de um político cujo Partido dos Trabalhadores supervisionou o maior esquema de corrupção da história da América Latina e que foi condenado — e nunca absolvido — por seu papel nele”, acrescentou.

Economia em risco

Ainda segundo a publicação, enquanto Lula avança em tais ações, a política econômica de seu governo está levando o país por um caminho já conhecido de república de bananas, ao abandonar a responsabilidade fiscal. 

O ex-ministro da Economia Paulo Guedes (2019-2022), controlou os gastos ao cortar a força de trabalho do governo e congelar os salários nominais. Agora, “o déficit fiscal geral do setor público”, informou o Goldman Sachs em 11 de novembro, “está em 9,34% do PIB (em comparação com um déficit de 7,5% há um ano)”.

Mary Anastasia relata que essa imprudência está pressionando o real brasileiro. A inflação está em 4,6% no ano. Para mantê-la sob controle, o banco central teve de aumentar as taxas de juros overnight para 11,25%.

Grandes multinacionais tomam empréstimos a taxas em dólar, mas as pequenas e as médias empresas brasileiras enfrentam custos locais punitivos para crédito. Isso não é exatamente Lula cuidando do cidadão comum.

O mandato do respeitado banqueiro central Roberto Campos Neto termina no próximo mês. Lula está substituindo-o por Gabriel Galípolo. “Os mercados estarão atentos para ver se a independência do banco central sobreviverá. Se não, os pobres serão os que mais sofrerão”, completou.

Informações Revista Oeste

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: