ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Saúde

O que acontece no seu corpo quando você não cuida da higiene do pênis

Imagem: Arte UOL Quando se fala da saúde do pênis, a maior preocupação é que ele não funcione como deve....
Read More
Economia

Dólar sobe a R$ 5,80 com atenção do mercado a tarifas de Trump e inflação no Brasil

Trump disse que vai impor uma tarifa de 25% sobre todos os produtos do México e Canadá, e uma tarifa...
Read More
Justiça Política

STF: Moraes retira sigilo do inquérito que investiga Bolsonaro e envia para a PGR

Em uma medida de rotina, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta terça-feira (26/11) à Procuradoria-Geral...
Read More
Mundo

Israel anuncia cessar-fogo no Líbano

Trégua com o Hezbollah foi definida na noite desta terça-feira, com intervenção dos EUA e da França, e terá duração...
Read More
Justiça

Moraes quer levar caso do ‘golpe’ para a 1ª Turma

A decisão gerou desconforto entre ministros que não participam do colegiado O ministro do STF, Alexandre de Moraes, busca decisão...
Read More
Feira de Santana

Concurso de Feira de Santana: IBFC divulga resultado e classificação preliminar

Foto: Jorge Magalhães O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) divulgou nesta terça-feira (26), os resultados da classificação preliminar...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura recupera equipamentos, mas vandalismo persiste no Parque da Cidade

Foto: Valto Novaes A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), tem trabalhado...
Read More
Feira de Santana

Câmara de Feira de Santana adia votação da LDO após emenda de última hora

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Feira de Santana para o exercício de 2025 permanece sem aprovação final. A...
Read More
Política

Ronaldo será diplomado em dezembro

O prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB) e os...
Read More
Política

Prefeito José Ronaldo, vice-prefeito e vereadores serão diplomados no dia 16 de dezembro

O prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB) e os...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Lula é declarado 'persona non grata' em Israel

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula.

A primeira avaliação no Palácio do Planalto é de que a reação israelense à fala de Lula no fim de semana foi muito dura. 

No Itamaraty, a avalição é de que Israel escalou a crise e fez da convocação do embaixador brasileiro uma “escada” para a declaração do chanceler, Israel Katz. 

Na diplomacia brasileira, a ordem é fazer uma avaliação com calma para evitar respostas precipitadas – e não ampliar a crise entre os países. 

Apesar do silêncio oficial, integrantes do Ministério das Relações Exteriores avaliaram como “desastrosa” a declaração de Lula comparando a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. 

Nas palavras de um graduado diplomata, a fala de Lula tira a legitimidade do presidente até para fazer críticas necessárias a uma reação desproporcional de Israel ao ataque do grupo terrorista islâmico Hamas, em outubro de 2023. 

No final da semana, o presidente classificou como “genocídio” e “chacina” a resposta de Israel na Faixa de Gaza aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas. Ele comparou a ação israelense ao extermínio de milhões de judeus pelos nazistas chefiados por Adolf Hitler no século passado (veja vídeo abaixo). 

Lula compara guerra em Gaza com ações de Hitler 

A declaração, segundo esse membro do Itamaraty, também afeta negativamente a credibilidade de Lula no reiterado discurso em defesa da criação de um Estado Palestino. 

Dentro do governo, a fala de Lula foi vista com preocupação. Um auxiliar próximo disse ao blog que isso costuma ocorrer quando Lula fala de improviso em relação à política externa. 

Na véspera, quando leu um discurso em assembleia da União Africana em Adis Abeba, na Etiópia, a avaliação é de a fala usou um tom correto a respeito do conflito. 

Quando concede entrevistas, no entanto, o brasileiro acaba derrapando. 

Em ocasiões similares, já relativizou ditaduras em países como Nicarágua e Venezuela e equiparou as posições de Rússia e Ucrânia na invasão territorial em curso na Europa. 

Também chamou atenção dos diplomatas, ao longo dos últimos dias, a cautela extrema de Lula sobre a morte de Alexei Navalny, principal opositor do presidente russo Vladimir Putin. 

Até o momento, o governo não se manifestou oficialmente sobre esse caso. 

Informações G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: