A Justiça Eleitoral determinou, nesta terça-feira (10), a suspensão de uma propaganda eleitoral da campanha de Zé Neto (PT), candidato pela coligação “Pra Fazer Acontecer”. A decisão foi assinada pelo juiz Roque Rui Barbosa de Araújo, da 155ª Zona Eleitoral, e atende a uma ação movida pela coligação “O Amor Sempre Vence”, encabeçada pelo ex-prefeito José Ronaldo, do União Brasil.
A peça publicitária em questão apresentava dados de uma pesquisa eleitoral realizada entre os dias 4 e 9 de julho, mas divulgada como se fosse recente, o que gerou a contestação da coligação adversária. O magistrado considerou que a apresentação dos dados era descontextualizada, embora não tenha classificado a informação como inverídica.
“O vídeo veicula informações descontextualizadas de uma pesquisa realizada há mais de dois meses, o que pode levar o eleitor a acreditar que se trata de um levantamento recente”, destacou o juiz Roque Rui Barbosa de Araújo em sua decisão. Diante disso, além de ordenar a retirada imediata da propaganda, o magistrado concedeu tutela de urgência para impedir que o material continue sendo exibido nos meios eleitorais.
*O Protagonista FSA