A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, adotou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a segurança do paciente e o trabalho em equipe no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher). A iniciativa, conhecida como “Daily Huddle”, consiste em uma reunião curta, de no máximo 15 minutos, realizada duas vezes ao dia, envolvendo toda a equipe da unidade hospitalar.
Segundo Cristiane Pimentel, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e responsável técnica do novo serviço, o “Daily Huddle” é uma ferramenta que visa melhorar a assistência nos serviços de saúde.
“Nas reuniões, os profissionais de diferentes áreas da assistência compartilham informações sobre o atendimento, tratamentos e altas hospitalares. A iniciativa fortalece a comunicação e a colaboração entre os profissionais de saúde, garantindo um atendimento mais seguro e eficiente”, explica Cristiane Pimentel.
A pesquisadora destaca os benefícios para a gestão hospitalar a partir da facilidade de comunicação e agilidade na resposta de informação entre os setores. Os detalhamentos como gestão de leitos e de estoques de materiais, status de manutenção predial e equipamentos, além de comunicados passados diariamente por 36 áreas e um relatório de gestão é gerado e compartilhado com todos.
“Isso ajuda no gerenciamento de informações e agilidade na tomada de decisões, consequentemente reduzindo o tempo de permanência de pacientes, liberando leitos mais rapidamente e otimizando o uso de medicamentos e equipamentos”, assegura a pesquisadora.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, a iniciativa foi implementada em julho deste ano no Hospital da Mulher e, desde então, a ferramenta vem contribuindo para ampliar o projeto Lean Healthcare, já utilizado na unidade hospitalar através da parceria com a UFRB.
“Essa nova ferramenta ressignifica a gestão diária no Complexo Materno Infantil. Viabiliza o compartilhamento de informações sobre o atendimento e melhora as relações interpessoais. Com isso, ampliamos a segurança e a qualidade na assistência, além de nos ajudar na gestão da rotatividade de leitos com assertividade”, afirma Gilberte Lucas.