Os hospitais de tratamento para a covid-19 em pelo menos três cidades da Bahia (Feira de Santana, Juazeiro e Vitória da Conquista), estão com 100% dos leitos de UTI para adultos ocupados. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) na última segunda-feira (23).
A cidade de Juazeiro, localizada na região norte do estado, apresenta a pior situação. No município, o único hospital voltado para o tratamento da doença, o Hospital Regional, está com todos os nove leitos da UTI Adulto ocupados.
Já Vitória da Conquista, localizada na região sudoeste, o hospital São Vicente de Paulo tem todos os dez leitos da UTI Adulto. Entretanto, ainda há vagas em outras unidades de saúde do município. Em geral, a cidade tem 62% de ocupação na UTI Adulto.
A situação de Feira de Santana também preocupa. Tanto o hospital de campanha para tratamento de coronavírus, quanto o Hospital Geral Clériston Andrade, estão com todas as 40 vaga ocupadas. Ao todo, a cidade apresenta 91% de taxa de ocupação na UTI adulto e 69% de taxa de ocupação geral, com 65 dos 94 leitos ocupados.
Por outro lado, Salvador tem uma situação menos preocupante. No último sábado (21), a prefeitura reabriu 30 leitos de UTI para covid-19. A capital baiana apresenta uma taxa de ocupação de 58% dos leitos de UTI para adultos ocupados.
Em Ilhéus, o Hospital Regional Costa do Cacau tem 93% de taxa de ocupação. Na unidade de saúde, são 27 pessoas internadas nos 29 leitos. Em geral, na cidade, as UTI’s Adulto tem 76% dos leitos ocupados. Ainda no sul do estado, em Itabuna, o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem) está com todos os leitos ocupados. Entretanto, segundo a Sesab, a taxa de ocupação da UTI adulto é de 50%.