ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feira de Santana

Nova coordenadora do SAMU assume a função com o desafio de fortalecer a estrutura do serviço

Foto: Valto Novaes Com pouco mais de duas décadas de dedicação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a...
Read More
Feira de Santana

Secretaria de Agricultura e CREA-BA discutem parceria para Expofeira 2025

Foto: Danielly Cerqueira Na manhã desta segunda-feira (3), o secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural de Feira de...
Read More
Feira de Santana

Vereadores realizam nesta terça (04) a primeira sessão ordinária da legislatura

Foto: ASCOM Câmara Municipal Com transmissão ao vivo pela TV Câmara, através do YouTube, e também pela TV Feira (canal...
Read More
Economia

Etanol fica mais caro em 20 Estados e mais barato em 4, diz ANP

O preço mais baixo registrado na semana foi de R$ 3,39 o litro, em São Paulo O Brasil é o...
Read More
Política Internacional

EUA fazem acordo com o Canadá e suspendem tarifa de 25%

Primeiro-ministro canadense se compromete em reforçar segurança na fronteira, e Trump adia taxação por 30 dias Donald Trump e Justin...
Read More
Bahia

Projeto de lei propõe regulamentação da faixa de areia da praia do Porto da Barra

Objetivo é garantir o acesso livre e democrático à praia, evitando conflitos entre ambulantes e banhistas Uma semana após a...
Read More
Esportes

Bahia oficializa venda do atacante Biel ao Sporting de Portugal

A transação junto ao Sporting torna-se a maior venda da história do clube Foto: Letícia Martins / EC Bahia O...
Read More
Brasil

Boletos podem ser pagos por Pix a partir desta segunda-feira (3)

Agora, os boletos podem conter um código QR, permitindo que o pagamento seja realizado instantaneamente pelo Pix Foto: Bruno Peres/Agência...
Read More
Entretenimento

Grammy 2025: Beyoncé vence Álbum do Ano pela 1ª vez; Kendrick Lamar leva 5 prêmios por música sobre Drake

Cerimônia aconteceu neste domingo (2), em Los Angeles. Chappell Roan venceu por Melhor Artista Revelação; brasileiros não levaram nenhum prêmio....
Read More
Bahia Famosos

MP-BA irá avaliar pedido para que Claudia Leitte não seja contratada pelo Governo e Prefeitura

Petição foi apresentada na quinta-feira (30) pelo Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) Foto: Assessoria O Ministério...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

iStock
Imagem: iStock

O pênis é um órgão complexo que tem entre as principais funções ajudar na eliminação da urina e na reprodução humana em pessoas que nasceram biologicamente no sexo masculino.

Apesar de sua importância, geralmente, os cuidados com a saúde do membro são negligenciados, o que pode contribuir para problemas sérios, como o câncer de pênis.

Em casos mais graves, a doença provoca a necessidade de amputação. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Ministério da Saúde, no país foram realizadas 459 amputações em 2022.

No entanto, a situação poderia ser evitada com algumas atitudes simples do dia a dia, principalmente de higiene. A seguir, veja algumas formas de manter a saúde do pênis.

1. Higienização correta

O ideal é realizar a higienização adequada do pênis pelo menos duas vezes ao dia com água e sabão. Durante o banho, para limpar o órgão por completo, é necessário retrair o prepúcio, que é a pele que recobre a glande (cabeça do pênis).

Também é preciso retirar toda a secreção branca acumulada na região. Em seguida, a higienização deve ser realizada nos testículos, virilha e ânus.

2. Ficar de olho nas alterações

De vez em quando, é importante observar o pênis e checar se há alguma alteração, como verrugas, vermelhidão, manchas, ferimentos espontâneos, além de coceiras. Muitas vezes, esses sinais podem indicar falta de higiene e também ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).

3. Atentar-se para produtos íntimos

Na maioria das vezes, os produtos íntimos, como sabonetes, não oferecem riscos à saúde. No entanto, alguns, quando usados em excesso, podem irritar a pele ou mucosa do prepúcio, ocasionando lesões secundárias. Isso é mais frequente em homens que são mais propensos a ter alergias. O ideal é buscar produtos neutros ou específicos para a região.

4. Odores e secreções

É importante se atentar para odores fortes e malcheirosos. Estes podem estar associados a contaminações por bactérias, fungos ou vírus. Os microrganismos alteram a microbiota da região, aumentando o risco de inflamações crônicas e câncer de pênis.

5. Cuidados após o sexo e xixi

Logo após a relação sexual, a recomendação é lavar o pênis com água morna e sabão. Em seguida, é preciso secar o membro.

A lavagem correta diminui o risco de infecções e problemas no local. Isso porque remove os resquícios da secreção vaginal (ou anal) ou do lubrificante do preservativo, além do restante de sêmen que fica acumulado no pênis.

Os homens também devem secar o pênis com papel higiênico após urinar para evitar que a região fique úmida e aumente o risco de infecções ou inflamações. Isso é mais comum em homens mais velhos que sofrem de gotejamento urinário, ou seja, há respingos após urinar.

6. Usar preservativo

O uso de preservativos em todas as relações sexuais, inclusive sexo oral, é a melhor forma de prevenir as infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis, HPV ou clamídia. Além de proteger contra diversas bactérias, fungos e outros germes.

7. Tomar a vacina contra HPV

Uma forma de prevenir o câncer de pênis é por meio da imunização contra HPV desde cedo. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece o imunizante gratuitamente para crianças e jovens de 9 a 14 anos.

8. Consulta regular com urologista

É bastante comum que o homem busque o urologista apenas quando surge algum problema, como dificuldades de ereção ou dor. No entanto, realizar um check-up regular com o especialista é a melhor forma de rastrear doenças de forma precoce, incluindo o câncer de pênis.

Fontes: José de Ribamar Calixto, urologista e supervisor da disciplina de câncer de pênis do Departamento de Uro-oncologia da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia); Paulo José de Medeiros, urologista do Hospital Universitário Onofre Lopes, da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); e Alex Meller, urologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Informações Viva Bem UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: