O Hezbollah admitiu que lançou cerca de 20 mísseis contra a Base Militar e o Aeroporto de Ramat David, no norte de Israel, em resposta aos ataques israelenses no Líbano.
O Exército de Israel informou que aproximadamente dez projéteis foram disparados do Líbano para o norte do país durante a noite. Segundo as Forças de Defesa de Israel, todos os mísseis, exceto um, foram interceptados.
Um homem sofreu “arranhões muito leves”, em virtude dos estilhaços de uma interceptação próxima a uma vila na Baixa Galileia, conforme um porta-voz do Serviço Nacional de Emergência de Israel, o MDA. “Médicos e paramédicos do MDA estão fornecendo tratamento no local para um homem de 60 anos em uma condição muito branda”, declarou o porta-voz.
O Exército de Israel e o grupo terrorista Hezbollah trocaram ataques neste sábado, 21, enquanto equipes de resgate vasculhavam escombros de um prédio de oito andares destruído em Beirute por um ataque aéreo israelense.
Duas lideranças do Hezbollah estão entre os mortos. Esse é um dos movimentos mais intensos de Israel contra o grupo terrorista durante a guerra no Oriente Médio, que está prestes a completar um ano. Também foi o maior ataque contra a capital do Líbano desde a última guerra entre Tel-Aviv e o Hezbollah, em 2006.
O ataque ao prédio, na sexta-feira 20, matou 16 terroristas do Hezbollah, incluindo dois importantes oficiais da Força de elite Radwan. Entre eles estão Ibrahim Aqil, chefe das operações militares do Hezbollah e Ahmed Wahbi, chefe da unidade de treinamento do grupo terrorista libanês.
A Defesa de Israel alega ter descoberto planos de um ataque com foguetes que estaria sendo organizado pelo Hezbollah. E o alerta sobre um possível novo ataque foi feito à população neste sábado, quando o governo ampliou para regiões mais ao sul diretrizes de emergência.
O governo israelense também fechou neste sábado o espaço aéreo no norte do país para voos privados. As restrições não se aplicam para voos comerciais, segundo o Exército de Israel.
O Hezbollah lançou cerca de 100 foguetes contra o norte de Israel neste sábado, segundo o Exército israelense. A polícia de Israel afirmou que os bombardeios causaram danos e iniciaram incêndios, mas ninguém ficou ferido.
As Forças de Defesa de Israel também informaram que caças israelenses atingiram cerca de 180 alvos do Hezbollah no sul do Líbano nas últimas horas, de modo que destruíram milhares de lançadores de foguetes.
Durante toda a semana, houve uma escalada de tensão na região. Desde o ano passado, o Hezbollah tem disparado foguetes na direção do norte de Israel, em apoio ao Hamas. Nenhum dos lados, no entanto, havia partido para um enfrentamento total.
Mas a troca de ataques ficou mais intensas depois da explosão de pagers e walkie-talkies de integrantes do Hezbollah ao redor do Líbano, na terça-feira 17 e na quarta-feira 18, em uma ação atribuída a Israel. Em um pronunciamento na quinta-feira 19, o chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmou que o grupo irá retaliar contra Israel e não irá parar com os bombardeios no norte do país vizinho.
Assim, novas trocas de ataques são esperadas para este domingo.
Informações Revista Oeste