O Hospital Dom Pedro de Alcântara, administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, realizou 80.767 procedimentos em diversas áreas, no ano de 2022.
A unidade hospitalar, uma das mais importantes do interior da Bahia, atende pacientes de 70 municípios da macrorregião de Feira de Santana através do Sistema Único de Saúde (SUS) e convênios. Os números superam os atendimentos do ano de 2021. O HDPA também é considerado referência em Oncologia e Cardiologia.
A Santa Casa também comemorou a boa gestão dos recursos da instituição, que possibilitou um balanço positivo em relação às finanças.Somente na especialidade de Oncologia, o HDPA atendeu 42.146 consultas na Unidade de Alta Complexidade. A quantidade de pacientes que realizaram quimioterapia/hormonioterapia foi de 26.926. Já a Radioterapia atendeu 1.055 pacientes. As consultas de emergências (PS referenciado), alcançaram 3.710 pessoas.
A quantidade de procedimentos no setor da Hemodinâmica (cateterismo, angioplastia e marca-passo) foi de 1.020 e as cirurgias realizadas no HDPA foram 5.910.O Provedor da Santa Casa, Dr. Rodrigo Matos, comemorou os índices alcançados e destacou a importância dos resultados na gestão financeira do HDPA. “Nós estamos muito felizes porque tem dois pilares a gestão. Um foi o aumento do número de serviços e da quantidade de atendimentos desses serviços.
Tivemos um número de cirurgias bem maior que em 2021. Nós implementamos serviços que não tinha na Santa Casa, que foi o serviço de traumato-ortopedia. Tivemos o mutirão de cirurgias eletivas. Acabamos agora as demandas de cirurgia cardíaca, referente a 2021. A outra vertente foi a redução do endividamento da instituição.
Melhoramos nossos balanços e mesmo com a grave crise financeira que assola as Santas Casas Filantrópicas, nós conseguimos reduzir o grau de endividamento, o que mostra que o importante é você prestar serviço e mostra responsabilidade fiscal, porque senão a instituição fica insolúvel e não é sustentável, destacou Dr. Rodrigo.
O Hospital Dom Pedro conta com 145 leitos, sendo 12 leitos de terapia intensiva (UTI).
*Sertão Bahia