ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Outros

Candidato de Mujica é eleito e Uruguai dá guinada à esquerda

O presidente Lacalle Pou chamou o adversário para começar a transição de poder e reconheceu a derrota de seu candidato...
Read More
Bahia

Maioria dos baianos trabalha na informalidade, aponta IBGE

Foto: Arquivo/Agência Brasil De acordo com dados divulgados pelo IBGE, entre julho e setembro deste ano, 3,2 milhões de baianos...
Read More
Esportes

Vitória sai na frente, mas cede o empate ao Botafogo no gol contra de Wagner Leonardo

Faltou pouco para o Vitória voltar do Rio de Janeiro com três pontos na bagagem. Jogando no Engenhão, o Leão...
Read More
Feira de Santana

Após chuva com raios e trovões, postes pegam fogo em Feira de Santana

A chuva acompanhada de raios e trovões que atingiu Feira de Santana na noite de sábado (23) provocou transtornos em...
Read More
Feira de Santana

UPA Estadual de Feira de Santana realiza captação de córnea e renova esperança para pacientes em fila de espera

Neste sábado, a UPA Estadual de Feira de Santana, sob nova gestão da Organização Social S3, realizou com sucesso uma...
Read More
Bahia

Pesquisa nacional destaca qualidade de rodovias baianas e coloca Estrada do Feijão como a melhor do Nordeste

A pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgada na última terça-feira (19), apontou que mais de 85% das rodovias...
Read More
Polícia

Operação Mute encerra na Bahia com apreensão de mais 50 celulares

Iniciada na quarta-feira (20), a 6ª fase da Operação Mute, deflagrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), foi concluída...
Read More
Feira de Santana

Início das celebrações de Natal no Shopping Cidade das Compras é marcada pela chegada do Papai Noel

O espírito natalino tomou conta do Shopping Popular Cidade das Compras neste sábado (23), com a tão esperada chegada do...
Read More
Feira de Santana

Hospital da Mulher adota metodologia para ampliar a segurança do paciente

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, adotou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a...
Read More
Bahia

Defesa Civil alerta que população deve ficar atenta a sinais de risco com chegada de frente fria

A Defesa Civil de Salvador, representada pelo coordenador Sosthenes Macêdo, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, destacou os...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Painel de aeroporto mostra voos cancelados - Osman Orsal/Reuters
Painel de aeroporto mostra voos cancelados Imagem: Osman Orsal/Reuters

Os serviços secretos russos planejam, junto com uma empresa de TI de Moscou, ataques cibernéticos em todo o mundo, incluindo contra instalações de infraestrutura crítica, de acordo com informações divulgadas pela imprensa europeia nesta sexta-feira (31).

Segundo apurações de um consórcio internacional de mídia – incluindo veículos alemães como a revista Der Spiegel, a emissora estatal ZDF e o jornal Süddeutsche Zeitung -, a revelação é resultado de um vazamento de dados originados do aparato de segurança russo e de uma empresa russa de TI.

Documentos de treinamento supostamente identificam possíveis alvos para ataques, incluindo “desabilitar sistemas de controle de transporte ferroviário, aéreo e marítimo” e “interromper as funções de empresas de energia e infraestrutura crítica”.

Segundo os documentos, um dos objetivos do programa é usar um software especial para descarrilar trens ou paralisar computadores de aeroportos.

Ainda seria possível para os russos espalhar desinformação de forma massificada, realizar operações com hackers e controlar setores da internet.

Entre os documentos achados, há um mapa com círculos em regiões estratégicas dos EUA e detalhes de uma usina nuclear da Suíça.

Vulkan Files

Os dados vazados incluem milhares de páginas de documentos internos da empresa de TI de Moscou NTC Vulkan, como e-mails internos e documentos de transferência bancária da empresa.

Conforme a reportagem, os documentos mostram como os serviços secretos russos planejam e realizam operações de ataques cibernéticos em todo o mundo com a ajuda de empresas privadas.

Uma fonte anônima primeiro passou a maioria dos chamados “Vulkan Files” para o Süddeutsche Zeitung logo após o início da guerra de agressão russa na Ucrânia e depois disponibilizou os dados para outras mídias, informa a Spiegel.

A fonte citou como motivo a guerra de agressão da Rússia e os laços estreitos da Vulkan com os serviços secretos.

Experts consideram dados autênticos

Especialistas em segurança cibernética e vários serviços de inteligência ocidentais consideraram os documentos autênticos, de acordo com a reportagem.

Nem a empresa, nem o porta-voz do Kremlin quiseram comentar as reportagens. “A Vulkan é um pilar do Estado policial russo. A Vulkan desenvolve software que pode ser usado contra seu próprio povo e contra outros países”, relatou um ex-funcionário da Vulkan, segundo a emissora ZDF.

Não foi possível identificar onde e quando os programas foram usados – possivelmente também atualmente na Ucrânia. No entanto, os documentos mostraram que os programas foram comissionados, testados e pagos.

Ataques cibernéticos realizados em nome de Estados são considerados uma arma moderna de guerra e propaganda e geralmente são difíceis de terem sua autoria rastreada. Há algum tempo existem acusações do uso desses recursos pela Rússia para disseminar desinformação através da internet – inclusive na campanha presidencial dos EUA em 2016.

Informações UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: