Na Região Sul são esperadas máximas de 28ºC a 30ºC. Até o fim da semana, São Paulo deve chegar a 30°C. Com a mudança, umidade deve ficar em 30%, nível considerado estado de atenção.
Previsão de temperatura máxima para o dia 20 de agosto — Foto: Reprodução/INMET
Apesar do começo de semana frio, uma grande massa de ar quente vai trazer calor para todo o Brasil a partir de quarta-feira (16). São esperadas temperaturas acima da média, principalmente na Região Sul, que teve madrugadas com geada no fim de semana.
Com a mudança, são esperadas máximas de 28ºC a 30ºC na fronteira oeste e no noroeste do Rio Grande do Sul, de acordo com a MetSul.
Já em São Paulo a terça-feira (15) deve ter máxima de 24ºC, mas até o fim da semana é esperada uma alta com termômetros chegando aos 30°C na sexta-feira (18), resultado do ar seco que se estabelece no estado. Não há expectativa para chuva em todas as regiões paulistas, inclusive no litoral.
🥵Como consequência, de acordo com a Climatempo, a umidade relativa do ar volta a cair, podendo ficar abaixo de 30%, patamar considerado “estado de atenção”.
⚠️Na divisa de São Paulo com o Triângulo de Minas gerais a umidade deve chegar a patamares mais baixos, inferiores a 20%, configurando um estado de alerta.
🌬️No fim de semana, o cenário deve mudar de novo. Uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, deve romper a massa de ar quente no Sul do Brasil na sexta-feira, trazendo temperaturas amenas em parte do centro-oeste e do sudeste do país no sábado e domingo. Mesmo assim, muitas áreas das duas regiões vão seguir quentes e com tardes de calor.
Veja abaixo a previsão de chuva por região:
Informações G1