Os portões ficarão abertos das 12h às 13h; quase 4 milhões de candidatos fizeram inscrição para as provas
O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) começa, neste domingo, 5, em todo o Brasil. Os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. As provas terão início às 13h30. Neste primeiro dia, os quase 4 milhões de candidatos inscritos farão testes de linguagens (40 de português e cinco de inglês ou espanhol), ciências humanas e redação.
Os candidatos terão até as 19 horas para terminar a prova, sendo, ao todo, cinco horas e meia para a conclusão.
O local de exame consta no cartão de confirmação de inscrição dos participantes. Ele pode ser acessado através do site do participante, no portal gov.com. Embora não seja obrigatório levar o cartão, a orientação é de que o candidato tenha todos os dados em mãos, para facilitar a localização do prédio e da sala onde fará a prova.
A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de que o candidato programe-se para sair de casa com antecedência, considerando chegar às 12 horas, tão logo os portões abram. Assim, o estudante ganha margem de tempo caso haja algum contratempo no caminho.
Quem for de transporte público, deve lembrar-se de que no domingo a frota de ônibus e trens, geralmente, é reduzida em todas as cidades. O Inep orienta, também, que os alunos confiram, antes de sair de casa, se estão com todas as documentações e material necessários.
O candidato deverá levar um documento oficial de identificação, como o RG ou a Carteira Nacional de Habilitação. Documentos digitais também são válidos, como o e-título.
A prova deverá ser feita com caneta esferográfica com tinta preta. Ela precisa ter estrutura transparente. É orientado levar, ao menos, duas canetas para ter uma de reserva no caso de falha na tinta.
É necessário levar o cartão de confirmação de inscrição.
Serão longas horas de exame, portanto, o candidato deverá levar um lanche. Recomenda-se incluir alimentos que deem energia, como chocolates 70%, castanhas e barras de cereal.
O candidato não deve esquecer de levar água, também em garrafa transparente. As embalagens não devem ter rótulos e os lanches poderão ser vistoriados pelo fiscal da sala.
Outra recomendação é com relação ao vestuário, para que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.
O aplicativo oficial de inscrição no Enem deverá ser apresentado ao fiscal. Não serão válidas as apresentações por capturas de tela. Depois da entrada na sala de aula, o uso do celular será proibido. O Enem 2023 encerra no dia 12 de novembro.
Informações Revista Oeste