A Gohobby realizou nesta sexta-feira, 20, o primeiro voo do carro voador EH216, da fabricante chinesa EHang, em território brasileiro. A empresa havia obtido, em setembro, autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para realizar voos-teste com o eVtol, veículo de decolagem e pouso vertical.
De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, a aeronave decolou às 11h30 no Aeroquadra, aeroclube em Quadra (SP), e voou a cerca de 40 metros de altitude por cinco minutos.
Segundo a Anac, até o momento, apenas as aeronaves da Eve, controlada pela Embraer, e da EHang receberam permissões para voos-teste no Brasil. A agência afirmou que o voo da Gohobby é o primeiro com eVtol em escala real no país.
A autorização da Anac é destinada a pesquisa e desenvolvimento, não permitindo ainda o transporte de passageiros. A agência diz que não há previsão a curto prazo para a certificação da aeronave, necessária para voos comerciais.
O carro voador da Gohobby mede 1,93 metros de altura e 5,73 metros de largura, com um compartimento que funciona como porta-malas. A velocidade máxima é de 130 km/h, e a distância máxima que pode percorrer é de 30 quilômetros.
A aeronave é avaliada em cerca de US$ 600 mil (aproximadamente R$ 3,4 milhões). Em junho, havia 16 pessoas na lista de espera para compra, segundo a Gohobby. O modelo S é voltado para transporte de passageiros, enquanto o modelo F é destinado a uso por bombeiros.
A Gohobby já apresentou o modelo da EHang em eventos como a Expo eVTOL, realizada em São Paulo em maio, e o Catarina Aviation Show, em São Roque (SP) em junho. Sem regulamentação específica para eVtols no Brasil, o carro voador está enquadrado no regulamento de drones RBAC-E 94.
Autorizações semelhantes já foram emitidas para outras empresas, como a Xmobots, especializada em drones.
“A aviação sempre foi glamorosa, mas não muito acessível”, disse o CEO da Gohobby, Adriano Buzaid. “O eVtol vem para democratizar a aviação para todos, para que você possa ir trabalhar voando. Com certeza vai ser a maneira pela qual nós vamos nos transportar em grandes cidades e entre cidades.”
Presente no evento, a COO para Europa e América Latina da EHang, Victoria Jing Xiang, afirmou que a fabricante está em diálogo com a CAAC e a Anac para obter a certificação no Brasil. As agências dos dois países colaboram no processo.
A Eve, concorrente brasileira da EHang, apresentou seu primeiro protótipo de eVtol em escala real em julho, durante uma feira no Reino Unido. A aeronave foi produzida na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e passará por testes para avaliar operação e segurança. A empresa continua as conversas com a Anac para obter a certificação.
Informações Revista Oeste