Praticamente definidos os nomes dos pré-candidatos a prefeito de Feira, nas eleições de outubro, agora a conversa é outra. As especulações giram em torno dos pré-candidatos a vice-prefeito. Neste quesito, cada um tem sua preferência.
Mesmo que as candidaturas ainda não estejam oficializadas, o que só deve acontecer após as convenções partidárias, em meados desse ano, uma interrogação já povoa o imaginário de quem respira a política feirense: quem serão os candidatos a vice-prefeito de José Ronaldo e Zé Neto?
Por enquanto, apenas o deputado Pablo Roberto (PSDB) já definiu que a advogada e apóstola Mary Ângela Brito Alves será sua candidata a vice-prefeita.
O deputado Zé Neto, historicamente, tem apostado em candidatos a vice-prefeito da classe produtiva. Nas últimas eleições, empresários sem expressão política estiveram a seu lado. O último foi Roque Eudes, proprietário da rede de atacadões São Roque.
Pode ser que nesta eleição essa estratégia mude. Como a campanha do PT em Feira será coordenada pelo próprio governador Jerônimo e o empresário Yuri Guimarães (PP), esse perfil anterior pode mudar, abrindo espaço para alguém com mais musculatura política.
Com relação ao ex-prefeito José Ronaldo, a escolha do vice é um pouco mais complexa. Líder das pesquisas, eleito prefeito de Feira quatro vezes seguidas e responsável direto pela eleição de dois sucessores, Ronaldo tem algumas opções para a cobiçada vaga.
Tradicionalmente seus vices são políticos. Nos bastidores, alguns nomes são mencionados. O PDT, segundo o zumzumzum atual, teria a preferência para indicar o nome. Zé Chico e Sérgio Carneiro são os mais citados. Moura Pinho correndo por fora.
Se a escolha tiver como base um nome que seja de sua extrema confiança, Zé Chico é o favorito e opção mais viável. Além de ser aliado fiel, representa os dois segmentos: empresarial e político.
É claro que, neste momento, a prioridade dos pré-candidatos ainda é a formação das alianças com outros partidos, já em fase final. Porém, com certeza, a escolha do vice ideal já está ocupando – e muito – espaço na agenda dos pretendentes a sentar na cadeira mais cobiçada do Paço Maria Quitéria.
*O Protagonista