A médica Raissa Soares ficou conhecida após pedir que o presidente Jair Bolsonaro enviasse hidroxicloroquina para ela tratar pacientes com Covid-19, em Porto Seguro, na Bahia.
Ao participar da live do site Pleno.News, nesta quinta-feira (10), ela falou sobre o novo coronavírus, detalhando sintomas, profilaxia, armas de enfrentamento à pandemia, vacinação e muito mais.
Dra. Raissa falou sobre sua iniciativa de usar as redes sociais para levar esclarecimento para as pessoas.
– A intenção era: do que a gente já sabe, vamos fazer as pessoas compreenderem a doença para tirar o medo. Porque se eu consigo entender com quem eu estou tratando, vou impedir a doença, a contaminação, vou tratar precoce. Num primeiro momento, era uma tentativa de ajudar aquelas pessoas [de Porto Seguro] e, de repente, em poucos meses, eu estava com 20 mil seguidores. Hoje, eu tenho 80 mil seguidores. (…) Como é uma doença nova, a gente continua aprendendo com ela – disse.
Ela também respondeu a várias perguntas e esclareceu dúvidas a respeito do tratamento precoce para diferentes casos.
– Eu não posso esperar teste. Eu tenho que tratar sintomas. O vírus entra pela boca, nariz e olho. (…) Quanto mais rápido, eu corto os sintomas. (…) Gestantes devem tratar precoce para evitar a doença e evitar que o vírus atinja o feto. (…) Portadores de doença pulmonar devem ficar atentos: começou a gripar, começa a fazer o protocolo precoce.
A médica defendeu ainda o uso de remédios como hidroxicloroquina, ivermectina, vitaminas C, D e Zinco, entre outros, em um ‘combo’ receitado a pacientes infectados pela Covid-19.
– Temos vários protocolos. O vírus é complexo e precisa ser impedido em todas as suas fases.