O candidato Chico França (PL) deu uma lição ao prefeito Augusto Castro (PSD) de como fazer uma pavimentação asfáltica dentro dos padrões técnicos e não o “asfalto sonrisal” que a atual gestão municipal põe nas vias de Itabuna. No debate da Record TV Cabrália, ao ser questionado sobre o tema, engenheiro civil, Chico explicou a Castro que a pavimentação eficiente e durável depende da realização de drenagem, colocação da base e sub-base para depois se pôr o asfalto.
“Do jeito que vem sendo feito na gestão de Augusto Castro, sem atenção aos padrões técnicos, o asfalto logo se deteriora nas chuvas, abrindo crateras nas vias. É prejuízo para os cofres públicos que refaz inúmeras vezes a pavimentação ruim e para os motoristas que sofrem com os buracos, causadores de danos aos veículos”, disse Chico França.
Ao ser acusado equivocadamente pelo prefeito Augusto Castro de não ter deixado nenhum projeto quando foi secretário de infraestrutura de Itabuna, Chico enumerou uma série de propostas apresentadas por ele nos 80 dias que ficou no cargo. “Inclusive, prefeito, a passarela sobre o Rio Cachoeira que o senhor interditou e até hoje continua com o acesso fechado à população”.
Chico França reagiu veementemente a outro equívoco de Augusto Castro. O prefeito falou que o candidato do PL ficara um período sem morar em Itabuna. “Forasteiro aqui é o senhor, prefeito, que mora fora de Itabuna, no Condomínio Cidadelle, em outra cidade. E vive querendo gerir Itabuna de Salvador, onde tem residência no Pituba Ville”.
Os R$ 800 milhões de orçamento da educação dos últimos quatro anos também foram questionados por Chico França a Augusto Castro. “Tanto dinheiro no caixa da prefeitura e as escolas abandonadas, prédios escolares caindo aos pedaços, mas o senhor tem preferido alugar imóveis de seu candidato a vice para servir de escolas, em vez de recuperar o patrimônio público. Isso é certo?”.