ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Elevador Lacerda é reinaugurado após reforma e já tem uso liberado nesta quarta

Cidade Alta e Cidade Baixa voltam a se conectar com a reforma de um dos maiores símbolos de Salvador A...
Read More
Esportes

Boca Juniors perde nos pênaltis para Alianza Lima e está eliminado da Libertadores

Time argentino venceu por 2 a 1 no tempo normal, mas foi derrotado por 5 a 4 na marca da...
Read More
Política

Rui Costa minimiza queda em pesquisas e aponta falha na comunicação do governo

"Eu acho que nós não comunicamos bem nesses dois anos, é isso que nós estamos no esforço gigantesco", afirmou o...
Read More
Política

Rejeição a Lula ultrapassa 50% em 8 Estados, revela pesquisa

Pela primeira vez, desaprovação do petista passa a ser maioria na Bahia e em Pernambuco Rejeição de Lula superou aprovação...
Read More
Brasil

Quinquênio retroativo faz juízes receberem mais de R$ 1 milhão

Adicional por tempo de serviço concede aumento de 5% no salário a cada cinco anos de trabalho — com limite...
Read More
Carnaval

Prefeitura divulga programação dos circuitos do Carnaval de Salvador 2025

O Carnaval Salvador 2025 começa na quinta-feira (27), com a abertura oficial no Campo Grande, a partir das 15h30 Fotos:...
Read More
Política Internacional

Nos EUA, Trump ordena que consulado negue visto de atletas trans

O presidente já havia emitido uma ordem executiva para que atletas transexuais, transicionados do sexo masculino para o feminino Foto:...
Read More
Política

PEC da Escala 6×1 é protocolada com erro de matemática

O texto, de autoria da psolista Erika Hilton (SP), determina uma jornada de 4x3 e acaba com os demais formatos...
Read More
Política

Nísia é demitida da Saúde, e Padilha assume a pasta

A mudança no alto escalão ocorre depois de reunião com Lula e os dois ministros no Planalto nesta terça-feira, 25...
Read More
Polícia

Policia Penal prende tornozelado por furto ocorrido horas após a instalação de tornozeleira eletrônica

Foto: Tony Silva – Nucom/ Seap Um acusado de furto, que teve a tornozeleira eletrônica instalada na segunda-feira (24), foi...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Pela 1ª vez, SP não tem nenhuma região crítica
Pela primeira vez, nenhuma região do Estado de São Paulo está na fase vermelha, a mais restritiva, do plano de reabertura da pandemia de Covid-19. Todas as 17 regiões administrativas estão nas fases amarela ou laranja do plano, que permitem a retomada de serviços e atividades econômicas. Segundo o governo paulista, na última semana houve queda no número de casos, mortes e internações em todo o estado.

– A pandemia começa a deixar São Paulo. O estado começou a sair do platô, mas ainda é preciso cautela e não podemos descuidar – disse o vice-governador Rodrigo Garcia.

Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, destacou que a classificação desta sexta (21) é a que coloca o estado em situação mais homogênea de controle da pandemia.

– Nós havíamos registrado um avanço da doença da capital para o interior, mas agora há uma estabilização e um controle em todo o nosso território – disse.

Com a nova classificação, 88% da população paulista está em regiões na fase amarela (a terceira para a reabertura do comércio e atividades). A inclusão nessa fase exige que a ocupação de leitos de UTI da região esteja abaixo de 80%.

Apesar do avanço, duas regiões tiveram piora na classificação: Marília e São João da Boa Vista regrediram da fase amarela para a laranja.

O vice-governador também anunciou que São Paulo vai ampliar a testagem para o novo coronavírus. Hoje, o estado tem feito cerca de 40 mil testes diários –uma média de 86 testes para cada 100 mil habitantes.

Ele não informou a meta de testes diários que pretende alcançar com a ampliação, mas disse que fará um inquérito sorológico (para ver a presença de anticorpos contra a Covid-19) entre alunos e professores da rede estadual de todas as regiões para planejar a retomada das aulas presenciais.

A previsão de número de testes na comunidade escolar e o prazo para conclusão desse inquérito não foram informados. A previsão do governo João Doria (PSDB) é de que as aulas sejam retomadas em 7 de outubro.

– Esse inquérito vai nos permitir identificar e acompanhar a evolução do controle da pandemia. Vai nos dar as informações necessárias para a preparação da volta às aulas de 3,5 milhões de alunos e 240 mil professores apenas na rede estadual – disse Garcia.

Apesar do plano anunciado pelo governador para a reabertura das escolas, diversos municípios paulistas já informaram que não devem seguir o planejamento de retomar as atividades presenciais, como anunciou o prefeito Bruno Covas.

– Nossa premissa sempre foi a de voltarmos com as aulas presenciais em conjunto, escolas estaduais, municipais e particulares. Mas é claro que vamos respeitar a autonomia das prefeituras – disse Rossieli Soares, secretário de Educação.

Coronavírus: OMS vê sinais de estabilização na curva de casos em ...
Imagem: Christopher Furlong/Getty Images

OMS fala em estabilização e queda no BR
Nesta sexta-feira (21), o diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, disse que a Covid-19 no Brasil se estabilizou. Ele deu declarações durante uma entrevista coletiva e afirmou ainda que alguns locais do país apresentam tendência de queda.

– Há uma tendência de queda no Brasil, mas são necessárias mais ações para reduzir essa taxa de transmissão. Quando países como o Brasil, EUA e Índia controlam a doença, contribuem para o planeta – observou.

Ryan também elogiou o sistema de saúde e os profissionais da área, que têm conseguido garantir atendimento à população. Apesar de admitir que a situação parece estar melhorando, ele disse que o número de mortes ainda está alto.

– Mas ainda há um número muito alto de casos e mortes por dia. Em algumas áreas a quantidade de diagnósticos está diminuindo, mas é um período difícil no Brasil, e é preciso lidar com força e dedicação. A situação parece estar melhorando – disse.

O diretor afirmou ainda que a vacina contra o novo coronavírus não resolverá o problema. Ele defendeu que esforços de prevenção, como distanciamento social e higienização das mãos, precisam continuar, a fim de que as transmissões diminuam.

Folhapress*

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: