Ocupação em UTIs – A taxa de ocupação dos leitos de UTI para o tratamento do novo coronavírus chegou a 43%. Além disso, a média de sepultamentos em Salvador por vítimas fatais da doença caiu para quatro por dia. Os dados foram divulgados pelo prefeito ACM Neto (DEM), na manhã desta terça-feira (22).
“Estamos com 43% de taxa de ocupação dos leitos de UTI mesmo com a conversão de leitos que eram para Covid e não Covid. Essa taxa de ocupação permanece controlada, administrada, mas não dá pra relaxar. Temos aí uma média de quatro sepultamentos por dia na cidade nos últimos dias. Em alguns dias, a gente está chegando a dois, três, mas a média ainda está em quatro. Temos que perseguir zero óbito. Nosso objetivo é esse”, disse ACM Neto.
“Continuamos atentos a toda a dinâmica e a todo comportamento da pandemia não só em Salvador, mas, é claro, em outros lugares. Não há como não se preocupar com as notícias que estamos vendo, sobretudo vindas do exterior. Mais especialmente da Europa, Reino Unido, Espanha, França, Itália, que estão aí convivendo com a hipótese de uma segunda onda, desejamos que não se confirme”, declarou.
Hospital de Campanha – ACM Neto (DEM) diz que vem analisando estudos para desativar os hospitais de campanha, criados para atender pacientes diagnosticados com a doença.
Em coletiva na manhã desta terça-feira (22), o prefeito afirmou que o primeiro passo, que está ocorrendo, é a transferência dos casos de Covid-19 para os hospitais convencionais.
“Quando a gente perceber que essa taxa de ocupação das UTIs está realmente sob total administração, que não há nenhum risco de elevação, e que dá para desativar, nós vamos desativar. Não vai demorar muito para isso começar a acontecer. Quando houver segurança e respaldo técnico para que eles possam ser desativados, eles serão”, disse o prefeito.