O Secretário Municipal de Saúde, Leo Prates, falou sobre sua expectativa para a chegada da vacina contra a Covid-19. Na manhã desta quinta-feira (19), Prates disse que acredita que o imunizante pode chegar às mãos dos soteropolitanos em maio ou junho de 2021.
Sobre os leitos de UTI, o secretário informou que a taxa de ocupação deve chegar aos 54% na sexta-feira (20). Além disso, por conta do controle de pacientes da Covid-19, disse que a segunda tenda do hospital de campanha do Wet’n Wild será desmobilizada na sexta. Leo, porém, deixou claro que ainda há leitos de retaguarda e 44 contratualizados na rede privada.
“Mas eu volto a dizer, nós temos 30 leitos de retaguarda, o Estado tem mais leitos de retaguarda, nós temos leitos contratualizados e nós estamos prontos para ampliar essa contratualização e se for necessário remobilizar algum outro tipo de equipamento, nós remobilizaremos também”, garantiu.
O secretário foi questionado se haverá algum critério para a vacinação. Ele informou que as regras serão estabelecidas junto com organismos internacionais de saúde.
“Nós vamos verificar as experiências que deram certo e deram errado fora do país e dentro do país para a gente dar o maior conforto a população”, disse Leo Prates, aproveitando para fazer uma crítica à aglomeração ocorrida na praia da Barra, em Salvador. “Eu, por enquanto, continuo satisfeito com os resultados, acho apenas que uma parte da população poderia colaborar mais, poderia nos ajudar mais. As cenas que nós vimos essa semana no porto da Barra, me perdoem, mas eu acho uma irresponsabilidade completa”, concluiu
Informações: Varela Notícias