A obesidade é um problema de saúde mundial e cerca de 40% das pessoas estarão com excesso de peso daqui 10 anos, segundo a OMS.
O acúmulo excessivo de gordura corporal traz sérias consequências para nosso organismo: está associado a doenças como diabetes, pressão alta, gordura no fígado e até câncer, aumentando o risco de morte precoce.
Legumes e verduras sempre
Esses vegetais devem estar presentes no almoço, no jantar e até no café da manhã —faça uma omelete com tomate, espinafre ou brócolis, por exemplo. Além de ricos nutricionalmente, verduras e legumes são fontes de fibras. Essas substâncias dão saciedade (fazendo com que você coma menos) e tornam a absorção dos carboidratos mais lenta, evitando picos de insulina (hormônio associado ao estoque de gordura corporal).
Faça das frutas sua sobremesa Evite comer doces no dia a dia e crie o hábito de consumir frutas após as refeições (ou nos lanches). Para matar o desejo por doces com frutas, escolha as mais maduras.
Vá treinar! A prática regular de exercícios contribui de forma “indireta” com a boa alimentação. Isso por que ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, emoções que muitas pessoas costumam descontar na comida, exagerado nos doces e fast-food. Só não caia no erro de achar que por ter gastado calorias no treino você está livre para comer o que quiser.
Informações UOL