ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Pesquisa nacional destaca qualidade de rodovias baianas e coloca Estrada do Feijão como a melhor do Nordeste

A pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgada na última terça-feira (19), apontou que mais de 85% das rodovias...
Read More
Polícia

Operação Mute encerra na Bahia com apreensão de mais 50 celulares

Iniciada na quarta-feira (20), a 6ª fase da Operação Mute, deflagrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), foi concluída...
Read More
Feira de Santana

Início das celebrações de Natal no Shopping Cidade das Compras é marcada pela chegada do Papai Noel

O espírito natalino tomou conta do Shopping Popular Cidade das Compras neste sábado (23), com a tão esperada chegada do...
Read More
Feira de Santana

Hospital da Mulher adota metodologia para ampliar a segurança do paciente

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, adotou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a...
Read More
Bahia

Defesa Civil alerta que população deve ficar atenta a sinais de risco com chegada de frente fria

A Defesa Civil de Salvador, representada pelo coordenador Sosthenes Macêdo, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, destacou os...
Read More
Bahia

Tráfego na Via Regional será alterado, temporariamente, neste fim de semana

A partir do início da noite desta sexta-feira (22), o acesso à Estrada do Derba pelo trevo do viaduto de Águas Claras...
Read More
Cinema

Além de Fernanda Torres: quem são as estrelas cotadas para concorrer ao Oscar de Melhor atriz

As possíveis indicadas ao Oscar de Melhor Atriz   Nesta semana, a Academia organizadora do Oscar incluiu a foto de...
Read More
Esportes

Polícia Civil e Esporte Clube Bahia lançam campanha de combate ao racismo

Os 23 jogadores do Bahia entrarão em campo com uma faixa com o slogan da campanha, simbolizando o compromisso do...
Read More
Brasil

Plano de golpe é ‘sem pé nem cabeça’ e não há crime em ‘escrever bobagem’, diz

Senador fala em cenário armado para indiciar pessoas e envolver, de forma incessante, o ex-presidente Jair Bolsonaro O atual senador...
Read More
Economia Economia Internacional

As expectativas do banco Morgan Stanley sobre a Argentina e o Brasil

'As boas notícias para a América Latina e os sinais positivos não vêm dos maiores países', informou o gigante financeiro...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Nicolás Maduro trata com desdém os pedidos do companheiro brasileiro de que comprove sua vitória eleitoral

Lula é condescendente com ditaduras da Venezuela e Nicarágua | Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Lula é condescendente com ditaduras da Venezuela e Nicarágua | Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Além dos esforços de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para contemporizar as atrocidades cometidas por Nicolás Maduro na Venezuela, agora o “companheiro” Daniel Ortega, o ditador nicaraguense, colocou um “grão de sal” à desmoralização do Brasil. É o que afirma o editorial do jornal O Estado de S. Paulo desta segunda-feira, 12.

Ortega expulsou o embaixador brasileiro, em razão de sua ausência numa celebração propagandística da Revolução Sandinista. Lula revidou e ordenou a saída da embaixadora da Nicarágua. “Muito pouco, muito tarde”, diz o Estadão.

Para o jornal, apesar de toda a deferência de Lula a Maduro, o ditador venezuelano trata com desdém os pedidos do companheiro brasileiro de que comprove sua vitória eleitoral. Antes das eleições, Maduro ridicularizou as supostas apreensões de Lula e ainda questionou a idoneidade do sistema eleitoral do Brasil.

“Se fosse só ingratidão pela longa ficha de serviços prestados por Lula às ditaduras de extrema esquerda, esses episódios se prestariam apenas a alimentar um exame de consciência do PT”, afirma a publicação. 

“Mas, muito além disso, eles ilustram a completa incapacidade do governo brasileiro de exercer influência numa zona de interesse natural, como a América Latina, em que o Brasil é a maior economia”, acrescenta. “O teste de realidade está dizimando as fantasias de Lula e seu ideólogo Celso Amorim de uma liderança regional supostamente alavancada por seus laços com as lideranças de esquerda.”

Jornais criticam demora em pronunciamento do presidente Lula sobre falas do ditador Nicolás Maduro | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula tem sido condescendente com ditador venezuelano | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Poder não está nas mãos de Lula

Estadão destaca que o recado de ditadores como Maduro e Ortega deixa claro que quem manda são a China e a Rússia, que financiam e armam países dispostos a enfrentar o Ocidente em geral e os Estados Unidos em particular. 

“Na prática, o apoio do Brasil se tornou dispensável para esses tiranos, e se isso deixa Lula aflito, que tome ‘chá de camomila’, conforme receitou o insolente Maduro”, diz o texto.

Lula parece perdido entre as ilusões de que o Brasil poderia liderar o movimento regional do “Sul Global” contra as nações ricas e o “imperialismo estadunidense” e a realidade de que o país é hoje um peão no grande jogo sino-russo na América Latina.

“Os ideólogos petistas presumem que o eixo global de poder está mudando definitivamente e que o Brasil precisa se alinhar aos vencedores, isto é, China e seus satélites”, afirma o Estadão. “E é por isso que o Brasil de Lula, sob o manto do ‘pragmatismo’, tem sido vergonhosamente condescendente com a violência dos companheiros Maduro e Ortega, sem que o país tenha nenhum ganho com isso.”

Assim como os interesses nacionais ditam um posicionamento independente na guerra fria entre China e EUA, o pragmatismo impõe cuidados diplomáticos para defender esses interesses com os donos do poder na Venezuela.

Mas esquerdistas insuspeitos, como o presidente chileno, Gabriel Boric, mostram que é possível exercer esse pragmatismo sem conspurcar valores fundamentais, como a defesa da democracia e da soberania do povo venezuelano e de seus direitos humanos.

Sem o poder das armas ou do dinheiro, o Brasil construiu, desde os tempos do Império, uma sofisticada máquina diplomática para exercer o chamado “soft power” e navegar com equilíbrio entre as rivalidades geopolíticas de grandes potências. 

“Que Lula jogue essa tradição no lixo e sobreponha suas afinidades e fidelidades aos princípios constitucionais das relações exteriores é deplorável, mas não surpreendente”, diz a publicação. “Esse sempre foi o padrão. O surpreendente é que essas atitudes não entregam sequer as prometidas contrapartidas.” 

Ninguém escolhe o Brasil como destino de investimentos em razão do palavrório supostamente humanitário de Lula sobre a guerra na Ucrânia ou em Gaza. E as promessas de liderança regional na América Latina se decompõem a olhos vistos.

“O rei está nu, e os delírios de Lula de encerrar sua carreira como “líder do Sul Global”, quando não um ‘príncipe da paz universal’, são triturados sob a Realpolitik de China e Rússia”, afirma o jornal. 

“O choque de realidade seria um problema tão somente para Lula, se o seu anacronismo, seu revanchismo e sua pusilanimidade não estivessem arrastando consigo a reputação e os interesses do Brasil”, conclui o texto.

Informações Revista Oeste

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: