Resultado impressionou os pesquisadores: os bezerros aprenderam ainda mais rápido que as crianças
Um grupo de cientistas buscou uma solução inusitada para reduzir a poluição que as fezes e urinas de vacas podem causar ao meio ambiente: ensinar o gado a usar um banheiro. Após 10 sessões de treinamento, o resultado impressionou, pois os bezerros aprenderam ainda mais rápido que as crianças.
As fezes dos bovinos contribuem para o aquecimento global devido à presença de gás metano intestinal, um tipo de gás estufa ainda mais forte que o gás carbônico. Na atmosfera, essas substâncias gasosas absorvem a radiação infravermelha emitida pelo Sol e impedem que ela escape para o espaço, mantendo a Terra aquecida.
E os prejuízos não param por aí: a urina do gado também é prejudicial, pois pode penetrar os lençóis freáticos e contaminar a água, ameaçando a saúde humana.
Assim, pesquisadores decidiram ensinar 16 bezerros a usarem um banheiro adaptado à anatomia desses animais: um pequeno cercado com grama sintética e latrina. A cada vez que os bezerros faziam suas necessidades no cercado, ganhavam um prêmio, como melaço ou cevada.
Por outro lado, se os animais usassem outro cercado para urinar ou defecar, eles eram atingidos com pequenos esguichos de água por três segundos, o que é considerado desconfortável para os bezerros.
Os pesquisadores ficaram surpresos ao constatarem que, após 10 sessões de treinamento, 11 dos 16 bezerros já usavam o “banheiro” 77% das vezes.
– Foi fascinante o quão rápido eles aprenderam. A média foi de 20 urinações do começo ao fim. Foi inacreditável – disse Lindsay Matthews, co-autor da pesquisa, que foi publicada no periódico Current Biology.
A próxima missão dos cientistas é difundir o treinamento em fazendas e criadouros de gado de forma acessível.
Informações Pleno News