O candidato a prefeito Chico França (PL) condenou o desrespeito e o descaso com o eleitorado de Itabuna dos adversários Augusto Castro (PSD) e Pancadinha (Solidariedade), que se ausentaram do debate promovido pela rádio Boa FM. “O atual prefeito mais uma vez fugiu do debate com medo de ser desmascarado publicamente. Já o Pancadinha seguiu o mau exemplo, revelando que não foi à toa que os dois até pouco tempo estavam juntos na política. São farinha da mesma política da enganação”.
Para Chico França, tanto Augusto Castro quanto Pancadinha representam uma política pequena que não atende às grandes necessidades de Itabuna. “Se dizem preparados para gerir a coisa pública, mas será que estudaram o suficiente e são capazes de administrar o destino de uma cidade como Itabuna?”, questiona o candidato de Bolsonaro, destacando que Augusto Castro já provou que não.
Chico França assinala que Pancadinha quando era vereador fez parte da base de apoio do atual prefeito Augusto Castro e rompeu não por causa do interesse público, mas por questões pessoais. “Sem ter consciência do que estava fazendo, Pancadinha acabou votando contra Augusto, que, em punição, cortou todas as benesses do então aliado que virou desafeto e agora na conveniência se opõe a ele”.
Uma das prioridades de Chico França para mudar a realidade de Itabuna é trabalhar pela melhoria da educação, cuja qualidade só fez piorar na atual gestão de Augusto Castro. “Eu sou um exemplo do poder transformador da educação. Sou de origem humilde. Perdi o pai com 14 anos e virei arrimo de família. Nunca deixei de me dedicar aos estudos, frequentei escolas públicas e me formei em engenharia”.
Chico França não vê no currículo de Augusto Castro nem de Pancadinha a dedicação aos estudos. “Talvez por isso vemos as escolas abandonadas em Itabuna que refletem a nota baixa de nossos estudantes no Ideb (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico). O que podemos esperar de quem não valorizou a escola em sua vida, a exemplo de Augusto Castro e Pancadinha?”.