O candidato a prefeito Chico França (PL) denuncia que o legado da atual gestão municipal é o abandono e total descaso com a cultura em Itabuna. “O maior exemplo disso é o estado lastimável em que se encontra a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, a FICC. O espaço cultural se encontra abandonado, todo deteriorado e destruído pela ação de vândalos”.
A vergonhosa e degradante situação da FICC, de acordo com Chico França, tem sido reclamada há muito tempo pela população de Itabuna. “Mas só agora na campanha eleitoral é que o prefeito Augusto Castro (PSD) saiu com a conversa de que vai recuperá-la no próximo mandato. Ele subestima a memória e a inteligência do povo itabunense ao já se considerar reeleito”.
Para Chico França, a recuperação da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania é apenas mais um problema que Augusto Castro teve quatro anos para resolver e adia a solução para o próximo mandato numa tentativa de novamente enganar o povo. “Não à toa o atual prefeito ficou conhecido na cidade como ‘Lero-Lero’”.
Ao contrário de Augusto Castro, Chico França tem histórico na iniciativa privada de cumprir seus compromissos e, se for eleito, pretende instituir esta prática na prefeitura. “No caso da FICC, eu assumo o compromisso e vou recuperar esta fundação que sempre fomentou a cultura em Itabuna. Vamos resgatar o projeto do ex-prefeito Ubaldo Dantas que colocou no lugar de uma cadeia pública um espaço para o desenvolvimento cultural do cidadão itabunense”.
Chico França ressalta a presunção do atual prefeito: “ele diz que os candidatos de oposição nada sabem de administração pública. Mas, se o modelo de gestão pública for o dele, eu nem quero saber, porque não é um bom exemplo uma prefeitura que gasta milhões em praças inacabadas em vez de investir na melhoria da saúde, educação, cultura e infraestrutura da cidade”.
O candidato a prefeito de Bolsonaro ainda destaca que Augusto Castro se gaba de sua equipe de governo, mas ela nada tem produzido de novo em sua gestão. “O que se tem visto nesta campanha é ele se apropriar das ideias dos adversários, prometendo fazer no próximo mandato. Recentemente anunciou que fará a Feira Literária de Itabuna, uma ideia que lancei há um mês”.