ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Saúde

Afastamentos do trabalho por transtornos mentais batem recorde em 2024

Em uma década, afastamentos por ansiedade cresceram mais de 400%, enquanto os episódios depressivos quase dobraram Em 2014, aproximadamente 203...
Read More
Economia

Inflação avança 1,31% em fevereiro, maior taxa para o mês desde 2003

Alta da inflação foi puxada principalmente pela energia elétrica residencial, que exerceu impacto de 0,56 ponto percentual no índice Os preços...
Read More
Economia Economia Internacional

Tarifa de 25% sobre aço e alumínio do Brasil começa a ser cobrada nesta quarta (12)

Trump oficializou a tarifa de 25% às importações de aço e de alumínio em 10 de fevereiro Foto: White House...
Read More
Saúde

Número de mortes por Covid ainda é alto no Brasil 5 anos após início da pandemia

De janeiro a 1º de março de 2025, a Covid matou 761 pessoas no país, o equivalente a 6 Boeings...
Read More
Justiça

Moraes defende punição a crimes on-line com ‘interpretação de leis atuais’

'Se vier uma nova legislação, ótimo. Mas se não vier, basta uma simples interpretação', afirmou o ministro do STF O...
Read More
Mundo

Portugal: primeiro-ministro é derrubado, e país deve ter novas eleições

A partir de agora, cabe ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa decidir se dissolve a Assembleia da República e convoca...
Read More
Famosos

Fernanda Montenegro anuncia aposentadoria do cinema

Atriz de 95 anos estrela seu último trabalho nas telas, o drama "Vitória", com personagem que na vida real era...
Read More
Feira de Santana

Lançamento oficial da Micareta 2025 acontece na próxima sexta-feira

Feira de Santana já se prepara para a maior festa popular da região: a Micareta 2025. O lançamento oficial do...
Read More
Feira de Santana

Média de acordos no Procon de Feira é maior do que a nacional

A resolutividade das reclamações feitas no Procon por consumidores de Feira de Santana contra fornecedores ou prestadores de serviços chegou...
Read More
Feira de Santana

Lançamento oficial da Micareta 2025 acontece na próxima sexta-feira

Feira de Santana já se prepara para a maior festa popular da região: a Micareta 2025. O lançamento oficial do...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Informações foram prestadas ao ministro Alexandre de Moraes, a pedido do senador Randolfe Rodrigues

Vereador Carlos Bolsonaro acompanhou comitiva presidencial à Rússia Foto: PR/Alan Santos

A Câmara Municipal do Rio informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que sabia da viagem do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) para a Rússia no mês passado. Ele participou da comitiva presidencial ao leste europeu.

As informações foram prestadas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, que recebeu uma representação para investigar a presença do vereador na viagem. O pedido é para apurar se Carlos Bolsonaro foi ao país para pesquisar métodos hackers.

Em resposta ao STF, a Câmara do Rio diz que o vereador avisou sobre a viagem e que os gastos não foram custeados pela Casa Legislativa.

– O regimento interno da Câmara Municipal do Rio de Janeiro não exige prévia autorização para realização de viagens internacionais que não configurem missão oficial ou gastos para Casa – observa o ofício.

De acordo com os documentos encaminhados ao STF, o convite para a viagem partiu do parlamentar Leonid Slutsky, presidente do Comitê de Assuntos Internacionais do Parlamento da Rússia.

Ao comunicar formalmente a ausência durante a viagem, em ofício enviado à Presidência da Câmara Municipal do Rio no dia 11 de fevereiro, Carlos Bolsonaro avisou que as despesas não gerariam qualquer ônus para a Casa Legislativa. Ele também pediu anuência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática e da Comissão de Turismo, que integra como vice-presidente.

A Presidência da República também foi notificada pelo STF e ainda precisa se manifestar sobre as condições oficiais de participação do filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) na viagem, incluindo gastos, eventuais diárias pagas e a agenda cumprida.

INVESTIGAÇÃO
O pedido de investigação foi feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) no inquérito das milícias digitais, que se debruça sobre a atuação de grupos organizados na internet para promover desinformação e ataques contra a democracia.

Ao acionar o STF, o senador afirmou que os principais ataques hackers têm origem na Rússia. Também lembrou que Carlos Bolsonaro foi apontado na CPMI das Fake News como integrante do chamado “gabinete do ódio”.

Cobrada a dizer se vê ou não elementos para abrir uma investigação sobre a viagem, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu para ouvir o Planalto antes de apresentar seu parecer. Em manifestação preliminar, no entanto, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo sinalizou que não encontrou indícios de crime para instaurar um inquérito.

*AE

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: