Amina Abakarova, campeã de xadrez russa, foi suspensa depois de supostamente envenenar sua rival de infância, Umayganat Osmanova. O incidente ocorreu na última sexta-feira, 2, em Makhachkala, sul da Rússia.
Amina, de 43 anos, teria espalhado mercúrio nas peças de Umayganat antes de uma partida. As câmeras de segurança registraram Amina se aproximando da mesa da rival e espalhando o conteúdo de um frasco.
Umayganat sofreu “tontura severa e náuseas” pouco depois do início da partida e precisou de atendimento médico. Sazhid Sazhidov, presidente da Federação de Cultura Física e Esportes da República do Daguestão, confirmou que mercúrio foi aplicado no local de jogo de Osmanova.
Segundo o jornal britânico The Telegraph, Amina afirmou a outros competidores que sua ação foi uma forma de “vingança”. Umayganat teria dito coisas “desagradáveis” sobre ela e seus familiares. A criminosa disse que realizou o ataque apenas por “hostilidade pessoal” e para “assustar” a rival.
Apesar do envenenamento, Umayganat continuou no torneio e conquistou uma das vagas premiadas. Malcolm Pain, diretor de xadrez internacional da Federação Inglesa de Xadrez, comentou o ocorrido.
“Nunca vi nada parecido antes”, disse Pain. “Este é o primeiro caso registrado de alguém usando uma substância tóxica na história do xadrez.”
Alexander Tkachyov, diretor-executivo da Federação Russa de Xadrez, declarou que a federação considera a imposição de uma proibição vitalícia a Amina.
Informações Revista Oeste