No Mato Grosso Sul, erro chegou a nove pontos porcentuais
O presidente Jair Bolsonaro (PL) venceu nos três Estados da região Centro-Oeste e no Distrito Federal.
O maior porcentual de vantagem foi no Mato Grosso, onde obteve 59,89% ante 34,33% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 99% das urnas apuradas.
No Mato Grosso do Sul, Bolsonaro conseguiu 52,9% dos votos, ante 38,8% de Lula.
Em Goiás, o presidente teve 52,2% contra 39,4% e Lula, com 99% da apuração concluída.
No Distrito Federal, Bolsonaro fez 51% dos votos contra 36% de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 98% das urnas apuradas.
Porém, a pesquisa Ipec (ex-Ibope), divuglada na véspera, errou em todos os Estados. No Mato Grosso, o Ipec errou feio. Encomendada pela TV Centro América e divulgada no sábado 1º, a pesquisa afirmava que o presidente teria apenas 52% das intenções de voto, quase 8 pontos porcentuais a menos dos votos que Bolsonaro efetivamente teve. Para Lula, a sondagem ficou perto do resultado das urnas: 39%
No Mato Grosso do Sul, a pesquisa indicava que Bolsonaro teria 44% dos votos, ante 42% de Lula. Outro grande erro: já que nas urnas o presidente teve nove pontos porcentuais acima e Lula três pontos a menos do que na pesquisa.
Em Goiás, a pesquisa Ipec indicava que o presidente teria 50% dos votos, dois pontos porcentuais a menos do que o resultado das urnas, e que Lula teria 38%, dois pontos a mais do que teve.
Informações Revista Oeste