Candidato à reeleição à presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro (PL) acenou para o postulante a governador da Bahia, ACM Neto (União Brasil), na manhã desta terça-feira (4), durante entrevista coletiva em Brasília ao lado do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).
Ao lado de Zema, que formalizou apoio ao presidente, Bolsonaro disse que ‘está à disposição’ de ACM Neto, que enfrenta uma eleição difícil contra o petista Jerônimo Rodrigues, que saiu na frente e quase liquidou a fatura do pleito estadual no primeiro turno, contrariando a maioria dos institutos de pesquisa que apontavam o ex-prefeito de Salvador à frente na corrida ao Palácio de Ondina.
“Estou à disposição se o ACM Neto quiser conversar comigo. O candidato João Roma [PL] teve em torno dos 10%. O candidato do PT [Jerônimo Rodrigues] quase ganhou no primeiro turno. Então estou à disposição”, disse Bolsonaro.
Com o movimento, o presidente mira o eleitorado baiano, que deu uma votação expressiva e foi determinante para a vantagem significativa do ex-presidente e candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, frente a Bolsonaro no primeiro turno.
Uma eventual aliança com ACM Neto daria ao presidente um importante palanque no estado no qual busca virar votos neste segundo turno.
No entanto, não há consenso, de acordo com informações do site UOL, se uma aproximação com Bolsonaro seria vantajosa para o ex-prefeito de Salvador e a tendência de ACM Neto é seguir independente.
*Bahia.ba