ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feira de Santana

Zé Neto propõe criação de grupo para discutir melhoria de condições sociais e estruturais do Minha Casa Minha Vida, em Feira

Em evento proposto pela Caixa na última sexta-feira (22), o deputado federal Zé Neto (PT) propôs, para discutir estratégias de...
Read More
Política

Bolsonaro teria 37,6% contra 33,6% de Lula se eleição fosse hoje

Dados do Paraná Pesquisas mostram ex-presidente, que está inelegível, numericamente à frente do petista para a disputa do Planalto em...
Read More
Artigo

Artigo: Consciência Negra

Stoodi/Reprodução Por Frei Jorge Rocha: Concordo plenamente, contudo, enquanto a consciência humana não seja a ordem do dia, precisamos, sim,...
Read More
Polícia

Polícia Civil realiza prisões de suspeitos de roubo e homicídio em Feira de Santana

Nesta terça-feira (26), duas ações da Polícia Civil em Feira de Santana culminou na prisão de indivíduos. As operações foram...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura de Feira informa que refugiados venezuelanos evadiram-se do município

A Prefeitura de Feira de Santana emitiu um comunicado oficial às autoridades competentes, incluindo a Polícia Federal, a Defensoria Pública,...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura intensifica reparos na pavimentação e redes de drenagem da cidade

Foto: Izinaldo Barreto - Arquivo A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Superintendência de Operações e Manutenção (SOMA),...
Read More
Saúde

5 truques para ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo

Imagem: iStock Ganhar massa muscular (hipertrofia) e perder peso simultaneamente é algo desafiador, pois geralmente esses objetivos requerem abordagens diferentes...
Read More
Política Internacional

Milei quer proibir que detentos mudem de prisão por gênero

Presidente argentino afirmou que permissão de mudança de prisão sob alegação de identidade de gênero é "barbaridade" Javier Milei Foto: EFE/Juan...
Read More
Esportes Famosos

STF decide por 9 a 2 manter o ex-jogador Robinho na prisão

Robinho cumpre pena por estupro de uma mulher albanesa na Itália e está preso na Penitenciária II de Tremembé, no...
Read More
Política

CCJ da Câmara discute projeto que prevê recontagem física de votos

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, deve participar do debate com colegiado CCJ da Câmara deve discutir o...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

O Campeonato Baiano terá uma final inédita, apenas com times do interior. Na noite desta quarta-feira (12), o Bahia de Feira venceu o Bahia por 3×0, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, e avançou à decisão. Horas antes, o Atlético de Alagoinhas também havia se classificado.

O Esquadrão havia ganhado o primeiro encontro, por 1×0, e tinha a vantagem do empate para seguir na busca pelo tetracampeonato estadual. Mas o plano recebeu um banho de água fria aos 8 minutos do jogo de volta, quando Bruninho marcou. Até então, a vaga seria decidida nos pênaltis. Mas, aos 38 minutos do segundo tempo, Diones fez o 2×0, Felipe Valdívia ampliou aos 49 e o Tremendão garantiu a vaga.

Será a primeira vez em dez anos que o Baianão terá um campeão fora da dupla Ba-Vi. A última vez aconteceu em 2011, quando o próprio Bahia de Feira bateu o Vitória na final e ficou com o título. Desde então, o Bahia ganhou seis vezes e o Leão, três. 

Pela outra semifinal, Atlético de Alagoinhas venceu a Juazeirense nos pênaltis por 3×2, após derrota por 1×0 no tempo normal, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, e se garantiu na decisão do Baianão pelo segundo ano seguido. O time anfitrião fez seu gol aos 12 do segundo tempo: Clebson cruzou da direita, Nino Guerreiro, que havia acabado de entrar, fez o corta-luz e Kesley emendou de direita, para o fundo das redes.

Como o Atlético havia vencido em Alagoinhas por 2×1, a decisão foi para os pênaltis. E nela brilhou o goleiro Fábio Lima, que defendeu três cobranças da Juazeirense e colocou o Carcará na final. Será a terceira da história do clube, vice-campeão em 1973 e 2020.

Por ter melhor pontuação no campeonato, o Bahia de Feira decidirá o título em casa. As partidas da final serão disputadas no próximo domingo, dia 16, e no seguinte, dia 23, às 16h.

O jogo

Técnico do time de transição do Bahia, Cláudio Prates promoveu algumas mudanças na equipe. Ignácio e Renan Guedes, que estão com o grupo profissional na Bolívia, para o confronto contra o Guabirá pela Sul-Americana, ficaram de fora. Na lateral direita, Borel foi para o banco e Raniele foi o escolhido. 

Pelo lado do Bahia de Feira, o treinador Oliveira Canindé promoveu os retornos do lateral-esquerdo Alex Cazumba e do volante Diones, que estavam suspensos no jogo de ida.

Precisando ganhar para manter vivo o sonho da classificação, o Tremendão começou mandando no jogo e fazendo pressão. Funcionou: o time anfitrião abriu o placar ainda aos 8 minutos: Cazumba recebeu passe pela esquerda, cruzou no meio da área e achou Bruninho. O meia empurrou para a rede e mandou para o fundo da rede.

O Bahia de Feira seguiu melhor e, aos 14, voltou assustar. Deon ganhou na corrida sobre Gustavo Henrique e bateu forte, passando bem perto do gol. A partir daí, o Esquadrão equilibrou. O Tremendão já mostrava dificuldade, e não conseguia mais encaixar o jogo.

O time de Cláudio Prates, porém, também não estava inspirado. Atacou pouco e criou poucas chances. Aos 37, viu Marcelo receber passe na entrada da área, girar e chutar, mas Jean caiu e defendeu. Aos 47, Caio Mello ganhou cruzamento e arriscou ao gol. A bola desviou em Hugo Freitas e ficou perto de entrar, mas o 1×0 persistiu até o fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Bahia começou ocupando o campo ofensivo. Aos 10 minutos, teve uma grande chance: Felipinho chegou na linha de fundo e cruzou para trás. Dentro da área, Bruno Camilo dominou e chutou forte, mas Jean a faz uma defesa incrível e impediu o gol. Aos 15 minutos, Pablo arriscou uma bomba de fora da área, mas a bola só passou perto do gol.

O Tremendão voltou a assustar no minuto seguinte, obrigando o goleiro Júnior a operar milagre. Jarbas desceu pela direita e mandou na cabeça de Deon. Sozinho, o atacante fuzilou na direção do gol, e o arqueiro do Bahia, no reflexo, fez uma incrível defesa.

A resposta do Esquadrão veio aos 21 minutos: Felipinho ficou com uma bola mal cortada pela defesa do rival e soltou uma bomba, defendida por Jean. Marcelo ficou com a redonda, mas, de cabeça, mandou para fora. Dez minutos depois, foi a vez de Daniel Penha arriscar de muito longe, passando perto do gol.

O Bahia de Feira apareceu de novo aos 37 minutos, quando Hércules recebeu e finalizou na trave.

No minuto seguinte, veio o gol da classificação do Tremendão. Thiaguinho chegou até a linha de fundo e tocou para Pelé, que foi desarmado por Everson. A bola sobra ficou com Diones, que chutou de primeira e mandou no fundo da rede.

No fim, ainda deu tempo de ampliar: Pelé surgiu pela esquerda, segurou a bola e tocou para Thiaguinho. Dentro da área, o jogador rolou para trás e Felipe Valdívia, de primeira, chutou no canto e garantiu o 3×0.

FICHA TÉCNICA

Bahia de Feira 3×0 Bahia – jogo de volta da semifinal do Campeonato Baiano

Bahia de Feira: Jean; Jarbas, Wesley, Hebert (Hércules) e Cazumba; Victor Salvador, Diones (Felipe) e Bruninho (Adriano); Thiaguinho, Hugo Freitas (Ricardo Silva) e Deon (Pelé). Técnico: Oliveira Canindé.

Bahia: Júnior; Raniele, Gustavo Henrique, Everson e Felipinho; Caio Mello (Jeremias), Bruno Camilo (Gustavo Custódio) e Pablo; Gustavo (Chrystian), Ronaldo (Daniel Penha) e Marcelo (Fabrício). Técnico: Cláudio Prates.

Estádio: Arena Cajueiro, em Feira de Santana
Gol: Bruninho, aos 8 minutos do primeiro tempo; Diones, aos 38 minutos, e Felipe Valdívia, aos 49 minutos do segundo tempo;
Arbitragem: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista, auxiliado por Elicarlos Franco de Oliveira e Jucimar dos Santos Dias.

Informações Correio

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: