Por Joilton Freitas
Na última sexta-feira, cheguei a rádio Sociedade News FM, por volta das 14h30, como faço de costume. Segui direto para a redação, para junto com a produção dar o retoque final do programa Rotativo News, como acontece há quase 16 anos.
Foi nesse momento, que me disseram que o vereador Fernando Torres estava na emissora e no estúdio concedendo entrevista no Programa das Duas, ancorado pelo colega Paulo José. O fato me causou estranheza. A superintendência proibiu terminantemente, devido ao agravamento da pandemia, entrevistas nos estúdios da Fundação Santo Antônio.
Na sequência, antes de ir para o ar com mais uma edição do Rotativo News, que como todos sabem, acontece às 15h, foi que fiquei sabendo através de relato dos colegas: Paulo José, Lucas Ribeiro e Danillo Freitas, como se deu a famigerada entrevista.
O primeiro a relatar foi Lucas Ribeiro, ainda transtornado pelo acontecimento. O relato se deu na redação, de que Fernando Torres, empurrando a porta, adentrou o estúdio pegando todos de surpresa. Exigindo fazer o contraponto na entrevista concedida pelo secretário de Saúde do Município, Marcelo Brito. Lembrando que essa entrevista era por telefone como determina o protocolo da emissora.
O colega Paulo José foi categórico em afirmar que o vereador “entrou de maneira intempestiva” no estúdio e que “ele não foi convidado” pelo mesmo para estar presente no estúdio naquele momento. A revolta de PJ era nítida, o que pode ser constatado no áudio no encerramento do seu programa.
A ação de Fernando Torres não foi nenhuma novidade para mim. E acredito que para qualquer pessoa de boa fé dessa cidade, principalmente no meio da imprensa.
Fernando Torres é um indivíduo que não conhece limite, ética, respeito, civilidade, boa educação. Ele tem na sua cabeça atormentada que pode fazer o que quiser nessa cidade. Inclusive invadir de maneira “intempestiva” como disse PJ, o estúdio de uma emissora da respeitabilidade da Sociedade News FM.
É também do conhecimento de todos a minha posição em referência às atitudes de Fernando Torres. Sou intransigente com as ações desse senhor. Tenho um verdadeiro asco quanto a ele. Mas, para quem me conhece, sabe que jamais inventaria uma mentira para prejudicar quem quer que seja, mesmo um ser abjeto como ele.
Mas fui surpreendido por uma matéria veiculada no blog Rota da Informação. A matéria diz que o colega PJ me desmente. Que nada daquilo aconteceu. Que inclusive “ele foi convidado várias vezes”. Hoje, pela manhã, por volta, das 11h, liguei para Paulo José, ele estava mais transtornado ainda. Perguntei como ele estava. Me disse que Fernando “terminou de me ligar. Me xingou e me disse vários desaforos”. Eu não sei se o que contém na matéria do referido blog, foi dito por PJ. Parece que sim. Pois, o colega não veio a público desmentir e nem me ligou para isso.
É preciso que esse episódio fique bem claro: foi Fernando Torres que de maneira “intempestiva” invadiu o estúdio exigindo a entrevista? Ou foi o colega Paulo José que passou por cima do protocolo e da determinação da superintendência e colocou Fernando Torres dentro do estúdio, arriscando a vida dele e dos colegas?
Maneira intempestiva, é para mim, um eufemismo para quem quer encontrar uma palavra que substitua, de maneira conveniente, a palavra truculência. Portanto, é preciso que esse episódio fique bem esclarecido. E aqui vai um pedido para o meu colega Paulo José: Qual é a verdade, homem?
Situações muito constrangedoras não merecem serem muito apuradas, como dizia meu avô quem tem vergonha não mete vergonha ao outro