A Rússia está sendo acusada de usar uma arma cruel na guerra da Ucrânia. Segundo o Daily Mail, bombas de termite foram lançadas sobre Vuhledar, na região de Donetsk.
Termite é uma mistura de metais como alumínio e óxido de ferro que pode ser usada como arma incendiária. Esse tipo de explosivo é capaz provocar grandes incêndios e destruir equipamentos militares, assim como derreter a carne humana e queimar até os ossos devido a alta temperatura que pode chegar.
De acordo com o The Sun, jornalistas respeitados na Ucrânia compartilharam vídeos do que seria o ataque russo com as bombas incendiárias.
Horrível chuva de termite dos foguetes incendiários russos Grad 9M22S. Termite queima a 3.000 ºC. As tropas da Ucrânia estão enfrentando algumas das armas mais selvagens e bárbaras já inventadas. Não há desculpa para não fornecer rapidamente armas para revidar.
Euan MacDonald, jornalista
Mais sobre a bomba de termite:
De acordo com o The Moscow Times, oficiais ucranianos acusaram a Rússia de ter usado uma arma semelhante em março do ano passado. Na ocasião, teriam sido lançadas bombas de fósforo branco sobre a Ilha das Serpentes, no Mar Negro. Os russos negaram.
Em contato com o oxigênio, o fósforo branco entra em combustão instantânea e queima a altas temperaturas. Apesar de não ter como objetivo principal matar, a substância química pode causar:
A ONG Human Rights Watch (HRW) descreveu a bomba de termite como uma das “mais cruéis” do arsenal da Rússia, afirmando que ela causa “sofrimento humano imediato e vitalício”.
A Convenção da ONU sobre Armas Convencionais, assinada por 113 países, incluindo Rússia e Ucrânia, proíbe o uso de armas incendiárias em áreas civis. O fósforo e o termite se enquadrariam nesse protocolo.
Informações UOL