ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Esportes

Vídeo: veja o lance anulado pelo árbitro que gerou revolta do Bahia

Foto: Letícia Martins / EC Bahia O árbitro Bruno Vasconcelos causou uma grande polêmica no Ba-Vi ao anular um lance que renderia...
Read More
Bahia

Projeção do Carnaval de Salvador 2025: 850 mil turistas são esperados

Evento, que celebra os 40 anos do Axé Music, deve movimentar R$ 1,8 bilhão no total Foto: Betto Jr./Secom PMS...
Read More
Política

PGR quer condenação de Carla Zambelli e Walter Delgatti por invasão do sistema do CNJ

A deputada e o hacker podem ser culpados por falsidade ideológica De acordo com a PGR, os alvos criaram e...
Read More
Política

Retaliação: Canadá impõe tarifas de 25% sobre produtos dos EUA

Cerveja, vinho, bourbon, frutas, roupas, equipamentos esportivos e eletrodomésticos estão na lista O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, durante uma...
Read More
Saúde

Como a ioga modifica o seu cérebro e até aumenta o volume de massa cinzenta

Descobriu-se que a ioga aumenta a massa cinzenta e altera as principais redes do cérebro. Agora, há esperança de que...
Read More
Feira de Santana

Prefeito José Ronaldo anuncia conclusão da obra da UPA de Humildes em até 10 meses

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Humildes, cuja construção foi anunciada em 2021 deve ser concluída em um prazo...
Read More
Feira de Santana

José Ronaldo visita ponte danificada em Humildes e autoriza obra de recuperação

Foto: Rafael Marques Na manhã deste sábado (1º), o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, esteve na...
Read More
Esportes

Bahia e Vitória empatam o clássico Ba-Vi 500 na Arena Fonte Nova

Foto: Letícia Martins/EC Bahia O primeiro Ba-Vi da temporada 2025 terminou empatado sem gols. Na tarde deste sábado (1º), Bahia...
Read More
Feira de Santana

Irmãs de sangue recebem órgão do mesmo doador e se tornam ‘irmãs de rim’

As irmãs Maria Elizabete Ribeiro Dias, 30 anos, e Naiara Ribeiro Dias, 32, têm uma história de luta e superação...
Read More
Política

Otto Alencar diz que não vai apartar briga entre Rui Costa e Haddad

Futuro presidente da CCJ, senador disse ter boa relação com os dois ministros do governo Lula Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

A estudante Alicia Dudy Muller Veiga, 25, vai voltar a frequentar as aulas do curso de medicina na USP no fim deste mês. Ela confessou o desvio de R$ 937 mil da comissão de formatura.

Alicia tinha trancado o curso no dia 24 de janeiro, após a repercussão do caso. Ela está no quinto ano do curso e reativará a matrícula para retornar à faculdade no dia 27 de fevereiro, informou seu advogado Sérgio Ricardo Stocco.

A diretoria da faculdade convocou uma reunião com a turma para informar sobre o retorno de Alicia nesta manhã. Questionada, a USP informou que o trancamento ou reativação de matrícula “é uma decisão exclusiva de qualquer aluno da instituição.”

Alunos ouvidos pela reportagem relataram que o clima é de revolta com o retorno. Reclamam que a faculdade não abriu uma sindicância para apurar o caso. A USP diz que a condução da investigação da fraude cabe às autoridades competentes na esfera criminal.

A estudante foi convidada por professores para voltar devido ao seu trabalho de pesquisa, diz sua defesa. Alicia ajudava médicos já formados em fase de especialização, conforme mostrou reportagem do UOL. O médico que estava muito atarefado com o plantão entregava a ela, considerada “fora da curva”, parte da pesquisa, como coleta de material para doutorado.

Alicia deverá ter contato com pacientes quando retornar à faculdade. Nos últimos dois anos do curso, os estudantes têm aulas mescladas com atividades práticas.

O advogado diz que Alicia teme a reação dos colegas em seu retorno.

Estou elaborando um documento para enviar a USP informando que, enquanto ela estiver nas dependências da universidade, a responsabilidade sobre ela é deles e da polícia do campus.”
Advogado Sérgio Ricardo Stocco

Os colegas de turma afirmam que Alicia está recebendo “tratamento privilegiado” após o episódio. Ela recebe atendimento psicológico e psiquiátrico, fato confirmado por seu advogado.

Os alunos alegam que a opção não foi oferecida para aqueles que sofreram com o golpe financeiro arquitetado por ela. A faculdade diz fornecer apoio e orientação a todos os alunos.

Ministério Público discordou de pedido de prisão. O promotor não concordou com o crime atribuído pela polícia à estudante. O inquérito foi devolvido ao 16º Departamento de Polícia e, desde então, o caso não teve desdobramentos, diz o advogado.

O MP acredita que Alicia se enquadra no artigo 171 do Código Penal, que consiste na prática de golpes. Neste caso, a pena varia de um a cinco anos de prisão.

Já a polícia considerou que a estudante cometeu nove vezes o crime de apropriação indébita. Com pena prevista de um a quatro anos por cada crime, ela poderia ser condenada a até 36 anos de prisão.

O advogado protestou contra o pedido de prisão preventiva. Ele afirmou na ocasião que a medida só poderia ser solicitada em caso “excepcional”.

Informações UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: