ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feira de Santana

Hospital da Mulher adota metodologia para ampliar a segurança do paciente

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, adotou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a...
Read More
Bahia

Defesa Civil alerta que população deve ficar atenta a sinais de risco com chegada de frente fria

A Defesa Civil de Salvador, representada pelo coordenador Sosthenes Macêdo, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, destacou os...
Read More
Bahia

Tráfego na Via Regional será alterado, temporariamente, neste fim de semana

A partir do início da noite desta sexta-feira (22), o acesso à Estrada do Derba pelo trevo do viaduto de Águas Claras...
Read More
Cinema

Além de Fernanda Torres: quem são as estrelas cotadas para concorrer ao Oscar de Melhor atriz

As possíveis indicadas ao Oscar de Melhor Atriz   Nesta semana, a Academia organizadora do Oscar incluiu a foto de...
Read More
Esportes

Polícia Civil e Esporte Clube Bahia lançam campanha de combate ao racismo

Os 23 jogadores do Bahia entrarão em campo com uma faixa com o slogan da campanha, simbolizando o compromisso do...
Read More
Brasil

Plano de golpe é ‘sem pé nem cabeça’ e não há crime em ‘escrever bobagem’, diz

Senador fala em cenário armado para indiciar pessoas e envolver, de forma incessante, o ex-presidente Jair Bolsonaro O atual senador...
Read More
Economia Economia Internacional

As expectativas do banco Morgan Stanley sobre a Argentina e o Brasil

'As boas notícias para a América Latina e os sinais positivos não vêm dos maiores países', informou o gigante financeiro...
Read More
Feira de Santana

Operação prende criminosos suspeitos de incêndios em galpões e lojas de Feira de Santana

Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia (Rádio Princesa FM), o delegado João Rodrigo Uzzum detalhou o desdobramento de...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura intensifica ações preventivas em Feira de Santana diante de previsão de chuvas no final de semana

A Prefeitura de Feira de Santana está em alerta diante da previsão de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas...
Read More
Feira de Santana

Cerca de 51% dos beneficiários do Bolsa Família não cumpriram com o acompanhamento obrigatório de saúde em Feira

Os beneficiários do programa Bolsa Família em Feira de Santana têm até o dia 31 de dezembro para realizar o...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Barreira erguida invade os territórios de países no entorno

Localização da 'nova muralha' da China; local é fortemente monitorado | Foto: Reprodução/Redes sociais
Localização da ‘nova muralha’ da China; local é fortemente monitorado | Foto: Reprodução/Redes sociais

Na cordilheira do Himalaia, a China está erguendo uma cerca que separa o Tibete do Nepal. Com arame farpado e câmeras de segurança, o local é fortemente monitorado. No Planalto Tibetano, uma inscrição em apoio ao Partido Comunista Chinês é visível até do espaço. Moradores de Humla, no Nepal, afirmam que a China está invadindo seu território.

Os nepaleses também relatam pressões chinesas para que tibetanos étnicos não exibam imagens do Dalai Lama. As cercas dividem comunidades e dificultam a fuga de tibetanos para o Nepal. 

Apesar das queixas, os líderes nepaleses, ligados à China, ignoraram um relatório de 2021 sobre abusos na fronteira de Humla. Jeevan Bahadur Shahi, ex-chefe ministerial, chamou a cerca de “nova Grande Muralha da China”.

As fortificações em Humla fazem parte de uma rede que Xi Jinping expandiu para consolidar o controle sobre áreas remotas. A construção, intensificada durante a pandemia, pressiona vizinhos mais frágeis como o Nepal. Estruturas chinesas próximas à fronteira dificultam a vida dos pastores nepaleses.

Estados Unidos já haviam alertado para expansão da China

Xi Jinping
O ditador chinês, Xi Jinping; sob sua liderança, país avança em reivindicações territoriais | Foto: Governo da China

Com Xi Jinping, a China redefine suas fronteiras, gerando confrontos. Brian Hart, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, afirmou que a China intensificou seus esforços para seguir com reivindicações territoriais. Cada ação fronteiriça parece pequena, mas o impacto acumulado é significativo.

“Sob Xi Jinping, a China redobrou os esforços para afirmar suas reivindicações territoriais em áreas disputadas ao longo de sua periferia”, disse Hart.

A expansão territorial da China foi destacada no Relatório de Poder Militar da China de 2023 dos EUA, que descreve as ações de Pequim como perigosas na região do Indo-Pacífico. 

Pequenos países, como o Nepal, minimizam disputas fronteiriças por medo de perder apoio econômico chinês. Hart destacou que nações mais fracas enfrentam pressões devido ao desequilíbrio de poder.

A ministra das Relações Exteriores do Nepal, Arzu Rana Deuba, afirmou ao The New York Times que não recebeu queixas sobre a fronteira com o Tibete. O foco está na fronteira com a Índia, onde há mais nepaleses. 

A isolada região de Humla foi alvo de uma missão em 2021 que documentou violações chinesas, mas o relatório não foi divulgado.

Mecanismos de resolução de disputas

O relatório descreveu infrações de fronteira, incluindo fortificações chinesas em áreas proibidas. O canal de irrigação nepalês foi temporariamente controlado por forças chinesas. Restrições afetam a prática religiosa dos tibetanos no Nepal. O relatório aconselha que Nepal e China abordem urgentemente as disputas de fronteira.

Embora exista um mecanismo para resolver disputas desde 2006, ele está paralisado. N.P. Saud, ex-ministro das Relações Exteriores, afirmou que reuniões ocorrem, mas inspeções não são realizadas há mais de 17 anos. 

A Embaixada Chinesa em Katmandu não comentou, enquanto o governo chinês se declara uma força de paz na região.

Informações Revista Oeste

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: