Vitórias do Democratas – Além de se garantir no comando da capital por mais quatro anos, o Democratas conseguiu eleger prefeitos em 9 das 30 maiores cidades da Bahia no pleito do último domingo (15).
Segundo noticiado pelo Jornal Folha de São Paulo, o partido, presidido nacionalmente pelo atual prefeito de Salvador, ACM Neto, teve, nas eleições de 2020, seu melhor desempenho desde a disputa municipal em 2004.
De acordo com a publicação, as vitórias da sigla em grandes e médias cidades da Bahia devem dar gás para a disputa de Neto pelo governo do estado contra o senador Jaques Wagner, que corre como possível nome do PT para a sucessão de Rui Costa em 2022.
PT – Por sua vez, o Partido dos Trabalhadores conseguiu apenas o comando de uma grande cidade baiana, em Lauro de Freitas, com a reeleição de Moema Gramacho. Com somente 32 prefeitos eleitos na Bahia, o PT saiu como um dos grandes derrotados na eleição municipal.
O partido ainda disputa duas Prefeituras grandes: Vitória da Conquista, com Zé Raimundo, e Feira de Santana, com Zé Neto. Apesar disso, os apoios que os adversários nessas duas cidades devem receber praticamente tiram as chances da legenda de eleger os prefeitos em Feira e Conquista.
A derrota do PT na Bahia coloca a capacidade do governador Rui Costa (PT) em articular e passar a sua popularidade para aliados em xeque.
Em Salvador, o governador apoiou Major Denice e na noite deste domingo, confirmada a derrota da petista, sequer se manifestou.