ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Política

CCJ da Câmara discute projeto que prevê recontagem física de votos

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, deve participar do debate com colegiado CCJ da Câmara deve discutir o...
Read More
Mundo

Deputado francês compara carne brasileira a lixo

O produto brasileiro foi alvo de discursos depreciativos durante votação simbólica contra acordo entre UE e Mercosul O Brasil é...
Read More
Saúde

O que acontece no seu corpo quando você não cuida da higiene do pênis

Imagem: Arte UOL Quando se fala da saúde do pênis, a maior preocupação é que ele não funcione como deve....
Read More
Economia

Dólar sobe a R$ 5,80 com atenção do mercado a tarifas de Trump e inflação no Brasil

Trump disse que vai impor uma tarifa de 25% sobre todos os produtos do México e Canadá, e uma tarifa...
Read More
Justiça Política

STF: Moraes retira sigilo do inquérito que investiga Bolsonaro e envia para a PGR

Em uma medida de rotina, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta terça-feira (26/11) à Procuradoria-Geral...
Read More
Mundo

Israel anuncia cessar-fogo no Líbano

Trégua com o Hezbollah foi definida na noite desta terça-feira, com intervenção dos EUA e da França, e terá duração...
Read More
Justiça

Moraes quer levar caso do ‘golpe’ para a 1ª Turma

A decisão gerou desconforto entre ministros que não participam do colegiado O ministro do STF, Alexandre de Moraes, busca decisão...
Read More
Feira de Santana

Concurso de Feira de Santana: IBFC divulga resultado e classificação preliminar

Foto: Jorge Magalhães O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) divulgou nesta terça-feira (26), os resultados da classificação preliminar...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura recupera equipamentos, mas vandalismo persiste no Parque da Cidade

Foto: Valto Novaes A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), tem trabalhado...
Read More
Feira de Santana

Câmara de Feira de Santana adia votação da LDO após emenda de última hora

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Feira de Santana para o exercício de 2025 permanece sem aprovação final. A...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Foto: Reprodução

Em 2021, o mercado de trabalho procura (e está pagando bem) profissionais nas áreas de recursos humanos, tecnologia da informação, marketing digital e especialistas em logística.

Segundo pesquisa realizada no Brasil pela multinacional Robert Walters, especializada em recrutamento, o salário de contratação pode chegar a R$ 60 mil, como é o caso de um diretor de logística ou diretor financeiro, dependendo do tempo de experiência na função.

O levantamento completo tem 96 cargos de áreas específicas —você pode pesquisar por diversas profissões no site da Robert Walters (em inglês). As principais funções consideradas em alta estão na tabela abaixo.

Em entrevista ao UOL, o diretor-geral da Robert Walters no Brasil, Leonardo Souza, falou sobre tendências para o mercado de trabalho, dicas de qualificação e profissões que estão perdendo espaço. Confira.

Home office veio para ficar, mas em modelo híbrido

A aposta para 2021 é a consolidação do trabalho remoto, ou home office. Souza aposta na consolidação de um modelo híbrido, em que as empresas vão adaptar dias e horários específicos para ter profissionais presencialmente na sede.

A parcela de tempo que um trabalhador ficará em home office depende da função. Pessoas que têm o trabalho organizado por tarefas executáveis a distância tendem a ter maior produtividade em casa, e as empresas perceberam isso durante a pandemia, afirma Souza.

Mas há consequências que deverão ser levadas em conta pelos funcionários e gestores. “A desvantagem [do trabalho remoto] é a desconexão de aspectos intangíveis do mundo corporativo, como o entendimento da cultura da empresa, além da construção e refinamento de um espírito de time”, afirma o executivo.

Conhecimento de logística está valorizado

Outra tendência de mercado fortalecida durante a pandemia foi a negociação pela internet. Isso criou uma demanda por profissionais capazes de gerir estoques e controlar toda a cadeia necessária para levar o produto ou serviço até o cliente.

“Com o crescimento dos canais virtuais, a logística fica mais complexa. Então profissionais com experiência nesta área tendem a ser valorizados”, diz Souza.

TI segue com alta procura

Não é novidade a procura por mão de obra especializada em TI (tecnologia da informação). Mas as medidas de isolamento social intensificaram a necessidade de digitalizar processos —e acelerou a busca das empresas por gente capaz de dar conta dessa tarefa.

Marketing alinhado com gestão de dados

De pouco adianta ter milhões de dados se a empresa não souber converter tanta informação em resultados. É aí que entra a demanda por profissionais de marketing digital.

A ideia é ter gente capaz de analisar os dados que a empresa coletou e convertê-los em ações para atrair novos clientes.

“As empresas estão investindo mais na análise dos dados. A partir desse entendimento preciso de quem é seu cliente, uma série de ações de marketing, a maioria virtuais, podem ser aplicadas”, disse o executivo da Robert Walters.

RH: Empresas de ponta precisam selecionar funcionários

Companhias que querem liderar no mercado precisam de pessoas com o mesmo espírito. A melhor forma de conseguir isso é investir numa equipe de RH capaz de selecionar e atrair bons profissionais.

Vem se falando há muito tempo sobre a transformação digital das empresas, e isso é um fato. Mas uma verdadeira transformação digital tem a ver com a transformação da própria companhia, da cultura dela. Isso depende de como a empresa gerencia seu capital humano.Leonardo Souza, da Robert Walters no Brasil

Em baixa: trabalhos que podem ser automatizados

A automatização de funções (ou seja, quando um robô ou máquina faz as vezes de um humano) já é realidade no Brasil. “Parece meio ‘Black Mirror’, mas não é”, diz Souza, referindo-se à série britânica futurista de televisão. “Quem não se adaptar a esse mundo novo, quem for resistente a isso, vai perder espaço”.

Ele cita como exemplo a interação de clientes com robôs nos canais de atendimento das empresas, como se ali houvesse um humano do outro lado da linha. Na prática, essa tendência gera empregos qualificados ligados à área de tecnologia, enquanto vários funcionários de telemarketing são dispensados.

Dica: estudar, mesmo que por conta própria

Segundo Souza, manter-se atualizado é sempre importante para ter oportunidade nas melhores vagas. A novidade é que as empresas estão aos poucos abrindo mão da qualificação formal (aquela com diploma em instituição de ensino), principalmente para cargos relacionados ao uso de ferramentas tecnológicas.

“Esses profissionais podem vir com uma bagagem ortodoxa, mas muitas vezes são autodidatas”. De acordo com o executivo da Robert Walters, a tendência é que os recrutadores levem em conta a qualificação que os candidatos adquiriram por iniciativa própria, independentemente de diploma que ateste essa capacitação.

Informações UOL Economia

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: