Bom Dia Feira- Inicialmente com previsão de início da vacinação contra a Covid-19 para a próxima quarta-feira (20), o Ministério da Saúde, após autorização da Anvisa para uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford no domingo (17), antecipou o processo de imunização nacional para esta terça-feira (19)
.
Com isso, a nível municipal, a data de vacinação também foi antecipada da quarta para a terça-feira, conforme confirmado pelo prefeito Colbert Martins Filho.
‘Há uma hora eu tomei conhecimento dessa mudança. Estou tentando saber que horas chega na Bahia, a informação é de que seja as 17h30, também estou tentando contato com o secretário de Saúde para saber quantas doses virão para Feira de Santana, mas não tive essa resposta ainda’, afirmou o prefeito em entrevista ao Linha Direta com o Povo na Sociedade News Fm.
Com as 376.600 doses da Coronavac que serão disponibilizadas para a Bahia, 188.300 pessoas da fase 1 de grupos prioritários serão vacinadas. Essas pessoas correspondem a 10,46% do total do grupo 1, que é de 1,8 milhão de pessoas. Das doses, cerca de 45 mil ficarão em Salvador e o restante será distribuído para as outras 416 cidades da Bahia.
‘Na hora que chegar, eu anunciarei e amanhã, no horário que for possível, a gente abasteça e informa os locais de vacinação para iniciar. Estou trabalhando para começar mesmo amanhã, já estamos deixando tudo pronto, o que vamos fazer hoje é aguardar essa quantitativo de vacinas, anunciar esse número e logo em seguida, a divulgação necessária do plano de vacinação. Espero, e tenho certeza que amanhã a gente começa’, destaca Colbert.
No início da manhã, ele já havia informado à nossa reportagem que 103 pontos de vacinação estão prontamente disponíveis para o processo.
‘Esses locais já estão prontos para começar imediatamente a vacinação. Estamos operacionalizando três a cinco vans para ir em lugares mais distantes ou em abrigos com pessoas mais idosas que não vão precisar ir até a vacina, as vacinas vão até elas. Além disso, vamos ter a possibilidade de usar todos os CRAS e CREAS, se forem necessários, a UEFS, UFRB, FTC e demais universidades privadas que estão oferecendo as unidades. Vamos fazer um drive thru, provavelmente em frente ao 35 BI, há mais dois locais que estão sendo pensados. Nós temos também uma retaguarda de ambulâncias e médicos para caso haja algum tipo de problema, tenhamos como dar a assistência necessária’, pontuou o prefeito.
Em média, 300 profissionais estarão envolvidos na vacinação que incialmente vai priorizar os profissionais de saúde, quantitativo referente a cerca de 6 mil feirenses.
‘Vamos começar com os profissionais de saúde que são a prioridade. Após isso, na sequência, as pessoas idosas, acima de 60 anos, com prioridade aos que tem 75 anos ou mais. As pessoas que possuem algumas doenças associadas também possuem critérios técnicos específicos. Além disso, Feira incluirá os cuidadores de idosos aos vacinados nessa primeira fase. Na prioridade inicial, incluímos aí os profissionais de saúde da prefeitura, do HGCA, do estado, das clínicas privadas, das universidades, agentes comunitários de saúde, profissionais do exército, policial, todos da área de saúde, onde quer que trabalhem, ambulâncias, vigilância epidemiológica. A expectativa é de que tenhamos de 80 a 90 mil pessoas vacinadas, cerca de 160 mil nas duas doses’, relata.
Colbert acredita que cerca de 500 mil pessoas devem ser vacinadas contra a Covid-19 em Feira de Santana.