Este sábado, 26, é o último dia de vacinação contra a raiva animal nos bairros. As equipes do Centro Municipal de Controle de Zoonoses estarão concentradas no Campo do Gado Novo, Sobradinho, Parque Servilha, Pampalona, Sítio Novo, Mangabeira, Parque Brasil, Novo Horizonte, Feira VI, Alto do Papagaio, Viveiros, Baraúna e Rua Nova.
Contudo, o CCZ vai manter a vacinação antirrábica para cães e gatos em sua sede, no esquema drive-thru, localizada na Av. Eduardo Fróes da Mota, s/n, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Somente neste ano, mais de 30 mil animais foram vacinados. A coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro, salienta que a vacinação é importante para garantir a prevenção de animais e humanos contra a raiva. “Estamos falando de uma zoonose que acomete todos os mamíferos e que é letal em seres humanos”.
RECOMENDAÇÃO
Algumas orientações já estão sendo passadas aos donos de cães e gatos. Serão imunizados os animais a partir dos três meses; levar o cartão de vacinação; os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas enquanto os cães em coleiras ou correntes.
O CCZ informa ainda que os animais doentes ou debilitados, que tomam corticoide ou antibiótico, não poderão tomar a vacina. Os responsáveis devem manter o distanciamento social, usar máscaras e evitar levar crianças.
Os locais de vacinação podem ser acessados no site oficial da Prefeitura.