ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Política

Lula diz que quem tem que cuidar de gaza são os palestinos

Petista deu declarações, nesta quarta-feira, e voltou a citar "genocídio" Presidente Lula concede entrevista às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e...
Read More
Mundo

Com Netanyahu, Trump diz que EUA assumirão controle de Gaza

Presidente americano afirmou que o país também assumirá a reconstrução da região Benjamin Netanyahu e Donald Trump Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO/POOL...
Read More
Saúde

Além do consultório: as carreiras que um dentista pode seguir e que você nem imagina

Quando se fala em Odontologia, muitas pessoas pensam no consultório tradicional, com pacientes chegando para limpezas, extrações e tratamentos ortodônticos....
Read More
Feira de Santana

Casa do Trabalhador oferece 97 vagas de emprego nesta quarta

A Casa do Trabalhador está com 97 vagas de emprego abertas em diversas áreas para quem busca uma oportunidade no...
Read More
Feira de Santana

CRAS adota demanda espontânea no atendimento ao público

Foto: Valto Novaes O atendimento ao público nas 16 unidades do CRAS de Feira de Santana está sendo feito preferencialmente...
Read More
Bahia

Carreta derruba passarela na BR-324 e trecho segue interditado

Foto: Reprodução Redes Sociais Uma passarela desabou na BR-324, próximo a Amélia Rodrigues, após ser atingida por uma carreta na...
Read More
Esportes

Juazeirense x Bahia: veja onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo

Partida acontece nesta quarta-feira (5), às 19h, pela segunda rodada da Copa do Nordeste Foto: Ascom/Juazeirense Juazeirense e Bahia se...
Read More
Brasil

Programa Voa Brasil vende menos de 1% dos 3 milhões de passagens liberadas

Em 6 meses, companhias emitiram 28,5 mil bilhetes; governo pretende expandir iniciativa ainda neste primeiro semestre Aeroporto de Congonhas, em...
Read More
Brasil

Poeta Bráulio Bessa confirmado na jornada pedagógica de Quijingue

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, Quijingue viverá um momento único com a Jornada Pedagógica, que terá como grande...
Read More
Política Internacional

Pentágono: Trump manda NYT e NBC deixarem área de imprensa

Porta-voz do Departamento de Defesa anunciou medida em um comunicado Pentágono, nos EUA Foto: Pixabay Na última sexta-feira (31), a administração...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

iStock
Imagem: iStock

Há uma linha tênue que separa a tristeza da depressão. Autoconhecimento é fundamental para se dar conta, por exemplo, de que o baixo astral já dura há algum tempo e que o cansaço e a apatia parecem mais intensos do que o normal. Entenda quais são as principais diferenças para saber se precisa buscar ajuda.

1. Definição

Tristeza: é um sentimento.

Depressão: é uma doença.

2. Intensidade

Tristeza: assim como a dor, a raiva e o medo, cada um sente de um jeito.

Depressão: usando a própria experiência com a tristeza como parâmetro, a pessoa percebe que é muito mais intenso. Pensamentos recorrentes: “isso me derrubou, eu não sou assim”, “achava que era frescura”, “não consigo pensar ou decidir” e “só penso em coisas ruins”.

3. Motivos

Tristeza: a relação com o evento que a desencadeia é clara. A origem pode ter sido um rompimento amoroso, uma briga com um amigo, uma chateação no trabalho, saudade de uma fase mais feliz… Em alguns dias, simplesmente acordamos com o pé esquerdo. Porém, sempre é possível se recompor, pensar ou fazer outra coisa e espantar a tristeza.

Depressão: pode haver um fator desencadeante, mas muitas vezes não há. Pelo menos, não claramente. A depressão pode aparecer mesmo que a vida da pessoa esteja sem problemas relevantes. Isso não quer dizer que não haja, de fato, razões para estar deprimido. O que pode ou não se perceber é o tal “gatilho”.

4. Sintomas

Tristeza: nem sempre é fácil distinguir os momentos de cansaço, preocupação e desânimo (reações normais do nosso corpo e da nossa mente às demandas da vida cotidiana) de sintomas depressivos, que seriam reações patológicas ou anormais.

Depressão: caracteriza-se pela presença de um conjunto de sinais e sintomas que se mantêm por pelo menos duas semanas consecutivas, dificultam a capacidade de dar conta do dia a dia e torne o jeito de ser da pessoa diferente do habitual. Parece que tiraram sua energia e jogaram fora. Nada muda seu humor e a irritabilidade não passa. Outros sinais: dificuldade para dormir, alterações de apetite, fadiga, perda do interesse pela vida em geral, negativismo, pessimismo, ansiedade elevada e, em alguns casos, pensamentos suicidas.

5. Duração

Tristeza: em geral, vai embora em até duas semanas.

Depressão: os sintomas não passam. Há casos em que podem até passar, mas sem o tratamento adequado demoram muito mais tempo. Pode levar até anos. E, com muita frequência, os sintomas que parecem ter cessado voltam (recaída). Ou parecem que vão melhorar e redobram de intensidade, algo a que os especialistas dão o nome de recrudescência. O pior dano é a permanência para toda a vida de sintomas que viraram crônicos.

6. Jeito de lidar com o luto

Tristeza: quando há uma perda, a aceitação acontece de maneira mais breve, sendo possível dar continuidade a vida sem grandes prejuízos. Aquela dorzinha da saudade pode permanecer, mas em um nível que não impede a pessoa de seguir em frente.

Depressão: as perdas são mais difíceis para a sua elaboração, prolongando a dor, trazendo a sensação de que aquele episódio é recente, mesmo que seja um luto antigo.

7. Apatia

Tristeza: em momentos de reflexão sobre escolhas na vida, a tristeza pode aparecer quando o caminho a ser trilhado ainda não está bem definido ou decidido, acarretando incertezas.

Depressão: a pessoa não consegue fazer planos e projetos de vida, sejam eles profissionais ou pessoais, carregando a sensação de desesperança e grande vazio.

8. Pensamentos

Tristeza: mesmo numa fase baixo-astral, a pessoa consegue mesclar os pensamentos tristes com ideias construtivas e felizes, cultivando novamente a esperança.

Depressão: o pensamento do deprimido costuma recordar, com mais frequência, momentos nos quais houve desistências, perdas, erros e derrotas. As imagens mentais que surgem se concentram apenas no que foi negativo para a pessoa, gerando culpa.

9. Impacto nos relacionamentos

Tristeza: a pessoa restringe contatos e evita algumas situações sociais. Mas, logo que a tristeza passa, as relações são retomadas.

Depressão: as relações tornam-se mais distantes. A pessoa vai ficando cada vez mais calada, pouco disponível a encontros e bate-papos com as pessoas. Não raro, prejuízos começam a aparecer no trabalho e na família.

10. Tratamento

Tristeza: na infância, pais ou cuidadores suavizam nossa tristeza com beijinhos, abraços e palavras de consolo. Aprendemos a aceitar, enfrentar e superar e usamos esses recursos durante toda a vida. A tristeza também pode ser driblada com lazer, programas divertidos, companhia dos amigos.

Depressão: as causas da depressão, muitas vezes, não são identificadas em um primeiro momento, por isso é importante buscar ajuda profissional. Precisa ser tratada com terapia, medicamentos e mudanças nos padrões de vida. E, em alguns casos, com a orientação da família.

Fontes: Barbara Bastoni dos Santos, psicóloga do Hospital Assunção da Rede D’Or São Luiz (SP); Guido Boabaid May, Licia Milena de Oliveira e Luiz Scocca, psiquiatras.

Informações Viva Bem UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: