Amada por várias pessoas, a ameixa é uma fruta saborosa e muito benéfica para a saúde. Fonte de vitamina A, C e K, além do completo B, o alimento também é rico em minerais como magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio e fósforo.
Devido à abundância de nutrientes contidos na ameixa, a fruta pode ser uma excelente aliada ao combate ao envelhecimento do corpo e, inclusive, da pele. Quem explica isso é o nutricionista e farmacêutico Alessandro Palatucci Bello. Segundo ele, o ingrediente é rico em antioxidantes, o que já nos traz uma luz a respeito de seu poder na manutenção do organismo.
“A ameixa contém vários compostos fenólicos, como antocianinas e flavonoides, que combatem o estresse oxidativo. Ou seja, eles diminuem a produção de peróxido de oxigênio, que promovem o envelhecimento precoce da célula. Esses antioxidantes atuam neutralizando os radicais livres, o que ajuda a manter a pele mais jovem e a protegê-la dos danos ambientes”, afirma Alessandro.
De acordo com o especialista, as antocianinas e flavonoides, além de serem antioxidantes, também são anti-inflamatórios, ou seja, atuam no combate à inflamação, especialmente no intestino.
Outra vantagem de ingerir ameixa envolve a absorção de vitamina C, essencial para a produção de colágeno, conforme antecipa o profissional.
“A vitamina C é um dos precursores na síntese de colágeno. Com isso, ela melhora a firmeza e a elasticidade da pele, além de prevenir a sua estrutura, proporcionando uma aparência mais suave e rejuvenescida”, diz Alessandro. Ele acrescenta que a fruta oferece cerca de 10% das ingestões diárias recomendadas de vitamina C.
A ameixa também é fonte de vitamina A (retinol), muito famosa pela capacidade de promover a renovação celular. “Ela auxilia nos processos naturais da pele, na textura, e pode contribuir com a diminuição das linhas finas de expressão“, fala.
Devido ao alto teor de água e fibras, o alimento, ainda, é excelente para hidratar a cútis e aprimorar a função intestinal (o que tem tudo a ver com a saúde dermatológica). “A ameixa auxilia no peristaltismo intestinal, fazendo com que haja uma melhora na constipação e no ressecamento também. O intestino, querendo ou não, é um dos principais órgãos do nosso corpo. Ele absorve todos os micronutrientes necessários para o funcionamento bioquímico do organismo e para a nossa pele”, conta o nutricionista.
“Se nós não absorvemos silício orgânico, zinco, selênio, vitamina C e magnésio, por exemplo, como vamos produzir colágeno? Então, o intestino é um órgão essencial — e a ameixa ajuda nesse processo”Alessandro Palatucci Bello
normal
Alessandro ressalta, também, que o alto teor de fibras encontrado na ameixa é capaz de atuar na prevenção do envelhecimento celular da cútis. Ele explica esse processo:
“O excesso de açúcar no sangue causa glicação, quando a glicose se liga a uma proteína e, por meio do oxigênio, é degradada, quebrando, também, essa proteína. Isso resulta no envelhecimento da pele. Mas, as fibras da ameixa ajudam a modular o índice de glicose, porque ‘puxam’ a água e a molécula da glicose junto, o que reduz esse excesso de açúcar no sangue e, ainda, auxilia positivamente na prevenção do envelhecimento celular da pele”.
Segundo o especialista, a ameixa é uma excelente fruta para se comer fresca in natura. “Ela também pode ser consumida junto com um iogurte natural, em sucos ou em receitas de bolo, geleias, mousses e compotas. Ainda pode-se colocá-la na salada de fruta ou picá-la e acrescentá-la dentro da gelatina”, sugere Alessandro.
O nutricionista recomenda fazer chá de ameixa, bebida que fornecerá muitos benefícios para a saúde. Antes, alerta:
“A fruta pode ser consumida seca, mas vale lembrar que as frutas secas têm uma maior concentração de frutose. Como a ameixa tem baixo índice glicêmico, ela não vai pesar tanto, porém, tem que tomar cuidado com os excessos.”
Informações Metrópoles