O dia D de vacinação contra a gripe (influenza) e o sarampo (tríplice viral) será neste sábado, 30, em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural de Feira de Santana. As doses podem ser aplicadas simultaneamente, conforme recomendação do Ministério da Saúde. A aplicação acontece das 7h às 16h – confira a relação dos públicos no final da matéria.
Para receber a vacina é necessário apresentar o documento de identidade, caderneta de vacinação e o cartão SUS. Além disso, aqueles que têm comorbidades devem apresentar relatório médico. No caso dos profissionais que fazem parte do grupo prioritário, é necessário o comprovante de vínculo trabalhista.
Vale destacar que no dia haverá aplicação da vacina contra o sarampo para pessoas de 5 a 59 anos mesmo que tenham sido vacinadas recentemente.
“Por conta da pandemia, muitas pessoas deixaram de tomar vacinas importantes e por isso estamos dando uma ênfase maior nessa campanha, para que a cobertura vacinal seja ampliada”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia.
Confira a relação dos grupos prioritários:
GRIPE
Podem ser vacinados contra a gripe: Idosos (+ de 60 anos); Trabalhadores da Saúde; Crianças (6 meses a 5 anos); Gestantes; Puérperas (até 45 dias pós parto); Povos indígenas; Professores; Pessoas com Comorbidades; Trabalhadores do Transporte coletivo; Profissionais da Força Armadas, de Segurança e Salvamento Forças; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; População privada de liberdade adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
SARAMPO
O imunizante é direcionado para crianças de 6 meses a 4 anos (até 11 meses e 29 dias), e profissionais de Saúde. Os dois grupos têm imunização indiscriminada, ou seja, mesmo que já tenham sido vacinados devem receber a dose novamente.
*Secom