Posição das autoridades em não participar está relacionada ao receio de eventual apoio a Bolsonaro, segundo fontes ouvidas por Oeste
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, não compareceram ao desfile do 7 de Setembro em Brasília, que marca as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil.
Ainda que não tenha sido uma ação orquestrada, a posição das três autoridades em não participar das atividades está relacionada ao receio de poderem ser ligados a um eventual apoio a Bolsonaro, segundo fontes ouvidas por Oeste. Bolsonaro tem usado as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil para convocar apoiadores.
Por meio de uma rede social, o presidente do Senado pediu que as manifestações pelo 7 de Setembro sejam pacíficas.
“As comemorações deste 7 de Setembro, que marcam os 200 anos da Independência do Brasil, precisam ser pacíficas, respeitosas e celebrar o amor à pátria, à democracia e o Estado de Direito”.
O presidente da Câmara também usou uma rede social para se manifestar.
“Há 200 anos, começava a nascer o Brasil de hoje, com um futuro de desafios, decisões difíceis mas necessárias e grandes conquistas a alcançar. O 7 de set de 200 anos atrás continua ecoando nas ações e nos compromissos de todos! O Brasil independente é sempre o q olha para frente”.
Em carro aberto e com a faixa presidencial, o presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), desfilou pela Esplanada dos Ministérios antes de chegar à tribuna presidencial montada na região central de Brasília, onde vai acompanhar o desfile militar pelo 7 de Setembro.
Ao seu lado no carro, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, usando um vestido em tons de azul, pegou algumas crianças que estavam nas proximidades e as colocou no carro presidencial, onde puderam desfilar ao lado do casal pela Esplanada dos Ministérios.
Antes de chegar à tribuna presidencial, Bolsonaro foi até parte do público que está na Esplanada e cumprimentou alguns apoiadores, vestidos de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil. Um forte esquema de segurança policial cerca o presidente da República. Bolsonaro foi recebido aos gritos de “mito” pelo público presente na Esplanada.
Informações Revista Oeste