Lori Lightfoot, prefeita de Chicago (EUA), defende “diversidade” no jornalismo
A prefeita de Chicago (EUA), Lori Lightfoot, comunicou nesta quarta-feira (19) sua decisão de só conceder entrevistas a jornalistas negros daqui para frente. Em carta enviada aos veículos de imprensa da cidade, Lori disse que sua intenção é promover maior “diversidade” no jornalismo.
– Ao observar a ausência de diversidade na comunicação da prefeitura e em outras redações… infelizmente não parece que muitas das instituições de mídia em Chicago perceberam e realmente não abraçaram este momento – disse a prefeita, em alusão aos movimentos ativistas raciais desencadeados após a morte de George Floyd.
Lori, que é negra e homossexual, afirma que os EUA enfrentam um “ajuste de contas” e lamenta que a imprensa na cidade seja de maioria branca.
– É uma pena que, em 2021, a equipe de imprensa da prefeitura seja predominantemente branca, em uma cidade onde mais da metade [da população] da cidade se identifica como negra, latina, AAPI [asiática] ou nativa americana – escreveu a prefeita em publicação no Twitter.
Na publicação, Lori também diz que pretende romper o “status quo” que perdura há anos, e não somente na Prefeitura.
Em outra postagem, ela pede aos veículos de imprensa locais que contratem mais “repórteres de cor”.
Informações Pleno News