ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Política

Nikolas: “Golpe é o vagabundo do Lula ser presidente”

Deputados da oposição se uniram contra a denúncia da PGR Nikolas Ferreira discursa na Câmara Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados O...
Read More
Famosos

Chega ao fim namoro de Bruna Marquezine e João Guilherme

O término aconteceu de forma amigável e de comum acordo. O casal estava junto desde agosto do ano passado Foto:...
Read More
Política

STJ destrava ação que pode tirar Janja do Palácio do Planalto

Iniciativa partiu do vereador Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba A primeira-dama Janja, durante a cerimônia de comemoração do aniversário da...
Read More
Política

O Estado brasileiro não provou os crimes que atribui a Bolsonaro

Não poderia haver hora pior do que agora para fazer cara de 'corte suprema' e sair por aí distribuindo condenações...
Read More
Polícia

PM apreende drogas e munições no bairro Asa Branca

Policiais militares da 66ª CIPM realizaram a apreensão de entorpecentes e munições nesta quarta-feira (19), na Estrada do Besouro, bairro...
Read More
Bahia

Assaltante invade e rouba R$ 7,8 mil em espécie de igreja

A polícia procura um homem que furtou todo o dinheiro arrecadado pela Secretaria Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição,...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura inicia fiscalização no Centro de Abastecimento para ordenar trânsito e coibir comércio irregular

Foto: Divulgação SMT A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), deu início a...
Read More
Saúde

Estudo revela efeito que hábito de tomar café pode ter nos rins

Pesquisa da Johns Hopkins Medicine monitorou 14.207 adultos durante 24 anos. Saiba qual benefício o consumo do café proporciona para...
Read More
Brasil

Defensoria pediu liberdade dos assassinos de Natany Alves

Jovem foi sequestrada e morta após ter veículo roubado pelos três acusados Suspeitos de matar Natany Alves Foto: Divulgação/Polícia Civil Os...
Read More
Política

PGR acusa Bolsonaro de concordar com plano assassino, mas não apresenta comprovação

Procurador-geral Paulo Gonet enviou ao STF acusação contra o ex-presidente, com base em mensagem de Mario Fernandes a Mauro Cid...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) suspendeu na noite de quinta-feira (13) o inquérito da PF (Polícia Federal) e a apuração do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra institutos de pesquisas. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente da corte.

Para o ministro, nem a PF e nem o Cade têm competência para apurar o caso. Além disso, ambas as investigações aparentam ter falta de justa causa, segundo Moraes, que fale em “abuso de poder”.

Patente, portanto, a competência desta corte eleitoral para, no exercício de seu poder de polícia, fazer cessar as indevidas determinações realizadas por órgãos incompetentes e com indicativos de abuso de poder político e desvio de finalidade. 
Trecho da decisão de Alexandre de Moraes

“Diante do exposto, torno sem efeito ambas as determinações, vedando-se a instauração tanto do procedimento administrativo pelo Cade, quanto do inquérito policial pela Polícia Federal, por incompetência absoluta de seus órgãos prolatores e ausência de justa causa”, acrescenta o ministro.

Na decisão, o ministro diz que as investigações do Cade e da PF “parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral” do presidente Jair Bolsonaro (PL). Desde o resultado do primeiro turno, o presidente e seus aliados têm atacado os institutos de pesquisa. Para Moraes, se isso se confirmar, as condutas podem caracterizar desvio de finalidade e abuso de poder.

A Polícia Federal abriu nesta quinta-feira (13) uma investigação formal sobre os institutos de pesquisa eleitoral. O inquérito foi requisitado pelo ministro da Justiça, Anderson Torres, a partir de uma representação da campanha de Bolsonaro.

O Ministério da Justiça afirmou que “a divulgação de pesquisa fraudulenta constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa”.

Já o presidente do Cade, Alexandre Cordeiro Macedo, indicado por Bolsonaro no ano passado, pediu na quinta-feira a abertura de um inquérito administrativo para apurar se os institutos de pesquisa manipularam os resultados das sondagens sobre intenção de voto no primeiro turno da eleição presidencial.

Em ofício enviado a Alexandre Barreto e Souza, superintendente da autarquia, Macedo diz que é “improvável que os erros individualmente cometidos sejam coincidências ou mero acaso”, e indicam um “comportamento coordenado” das empresas Datafolha, Ipec e Ipespe.

Vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Cade investiga acusações de prática de cartel, decide sobre fusões de empresas, entre outras funções ligadas à livre concorrência. A indicação de Macedo à presidência foi defendida pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).

Pesquisas divulgadas pelo Ipec, Datafolha e Ipespe na véspera do primeiro turno da eleição mostravam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% a 51% das intenções de votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficava entre 35% e 37%. A margem de erro era de dois a três pontos percentuais para mais ou para menos.

O resultado das urnas em 2 de outubro foi de 48,43% dos votos válidos para Lula, enquanto Bolsonaro teve 43,2%. Os dois se enfrentarão no segundo turno, marcado para o próximo dia 30.

Associação cobrou governo e PF sobre investigação

Na terça-feira, a Abep (Associação Brasileira de Pesquisas Eleitorais) pediu ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública que garanta o acesso da entidade ao inquérito instaurado pela Polícia Federal contra as pesquisas de intenção de voto. A investigação foi aberta a pedido do titular da pasta, Anderson Torres, na terça-feira passada (4), após o primeiro turno das eleições.

Segundo a entidade, o objetivo é permitir que as empresas acompanhem as diligências e colaborar “com o esclarecimento de qualquer questão” acerca das atividades envolvendo as pesquisas de intenção de voto.

‘Pesquisa não é prognóstico’

As diretoras do Datafolha e do Ipec, Luciana Chong e Marcia Cavallari, respectivamente, concederam entrevistas no dia seguinte à apuração, dizendo que as pesquisas não têm a intenção de prever qual será o resultado exato das urnas, mas mostrar qual é a intenção de voto do eleitor em um determinado momento.

“Não se pode dizer que houve erro, porque a pesquisa não é prognóstico. Ela é feita ao longo de toda a eleição, fizemos oito rodadas nessa eleição para mostrar a fotografia de cada momento”, disse Chong.

Tanto ela quanto Cavallari afirmam que a diferença entre as pesquisas e o resultado das urnas tenha sido causada por eleitores que decidiram o voto de última hora.

“Acreditamos que teve um movimento de decisão de última hora, especialmente de eleitores de Ciro, Simone Tebet, indecisos e os que poderiam votar branco e nulo, e esse movimento acabou sendo mais em favor de Bolsonaro”, avaliou Chong.

Ipec lamenta pedido de inquérito

Em nota enviada ao UOL, o Ipec disse lamentar mais uma iniciativa que atenta contra os institutos de pesquisas, que “apenas cumprem o seu papel de mensurar a intenção de voto do eleitor, baseado em critérios científicos e nas informações coletadas no momento em que as pesquisas são realizadas”.

“As variações entre as pesquisas e o resultado das urnas no 1º turno da eleição presidencial coincidirem em quase todos os institutos apenas demonstram a adoção de princípios estatísticos e modelos que suportam a atividade de pesquisa”, continua.

O instituto também declarou que é uma empresa de capital privado e que trabalha de forma independente, sem ligação com grupos econômicos e até mesmo outro instituto de pesquisa.

“Pautamos a nossa conduta profissional e empresarial em princípios éticos, razão pela qual o Ipec repudia veementemente ações baseadas em teorias que querem confundir e induzir a sociedade à desinformação, com o claro propósito de desestabilizar o andamento das atividades de pesquisa.”

Informações UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: