O complemento da oitava e penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Baiano definiu os dois rebaixados e duas das três vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. Na noite desta quarta-feira (19), o Atlético de Alagoinhas mandou o Jacobina de volta à segunda divisão estadual ao vencer por 3 a 0, no José Rocha, enquanto o Jacuipense carimbou a classificação para a semifinal da competição ao golear o Porto por 5 a 0, no Joia da Princesa.
Com o resultado positivo, o Leão do Sisal voltou à vice-liderança da tabela ao somar 16 pontos, dois a menos do que o líder Vitória e um a mais do que o Bahia, que é o terceiro colocado. Já o Carcará, manteve a quarta colocação fechando o G-4 com 13, três a mais do que a Juazeirense, que é a quinta e único time fora da zona de classificação que ainda está na briga para avançar de fase.
Duas das três vagas na Série D nacional já têm donos que são Jacuipense e Atlético de Alagoinhas. Na briga pela última a Juazeirense, terá a concorrência de Jequié, Barcelona de Ilhéus e Porto, respectivamente em sexto lugar com nove, sétimo também com nove e oitavo com oito.
Ocupando as duas últimas colocações na tabela, o Jacobina em nono e o Colo-Colo em décimo, ambos com três, vão disputar a Série B estadual do ano que vem.
A última rodada do Baianão acontece neste sábado (22), com todos os jogos começando às 18h30. Confira as partidas:
Atlético de Alagoinhas x Vitória
Colo-Colo x Jacobina
Bahia x Juazeirense
Porto x Barcelona de Ilhéus
Jequié x Jacuipense
Informações Bahia.ba