No documento, eles acusam o presidente dos EUA de incitar uma insurreição
Nesta segunda-feira (11), representantes do Partido Democrata apresentaram um novo pedido de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump. No documento, eles mencionam a invasão ocorrida ao Capitólio na quarta-feira (6) e acusam Trump de incitar uma insurreição.
Donald Trump irá deixar o cargo em menos de duas semanas, o que não daria tempo do impeachment ser julgado, caso seja aprovado pelo Congresso. No entanto, especialistas ouvidos pela emissora BBC apontam que o procedimento poderia continuar mesmo após ele deixar a presidência. Caso seja condenado, Trump perderia seus direitos políticos e benefícios concedidos a ex-presidentes.
O pedido de impeachment aponta que ” o presidente Trump colocou em risco a segurança dos Estados Unidos e de suas instituições governamentais (…) Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e pôs em perigo um dos Poderes. Com isso, ele traiu sua confiança como presidente, para prejuízo manifesto do povo dos Estados Unidos”.
Informações Pleno News