As restrições impostas mundialmente devido à pandemia do novo coronavírus alteraram não apenas a economia global, mas também o problema do tráfico e consumo de drogas. Felizmente, a diminuição de voos, menos pessoas em circulação e restrição de eventos auxiliam autoridades na apreensão de entorpecentes e criminosos.
As restrições aos deslocamentos e reuniões podem ter levado a uma queda momentânea no consumo, especialmente daquelas drogas que aparecem frequentemente em festivais de música ou casas noturnas.
Este é um dos aspectos principais do Relatório Mundial sobre Drogas, divulgado nesta quinta-feira (25), em Viena, na Áustria, pela Organização das Nações Unidas. Ele leva em consideração que há uma redução momentânea, mas alerta sobre o aumento gradual do consumo de drogas desde 2018.
– Há mais pessoas usando drogas, mais substâncias e mais tipos de narcóticos do que nunca – resumiu a diretora executiva do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Ghada Waly.
O uso de medicamentos farmacêuticos, em alguns casos falsificados, para fins recreativos ou sem supervisão médica também está aumentando, algo que tem causado dezenas de milhares de mortes nos Estados Unidos nos últimos anos.
Pleno News*