Foto: ACM
Até o final de maio, a Prefeitura de Feira lança uma série de obras de grande porte para a Educação. O incremento no setor prevê a destinação de mais de R$ 120 milhões para a construção ou recuperação total de 24 escolas e mais a construção da sede da Secretaria Municipal de Educação, terceira etapa do complexo educacional localizado no antigo Feira Tênis Club.
Já foi iniciada a construção de seis novas escolas que passarão a integrar a rede municipal de Educação, dentre as quais, o novo prédio da Cívico-Militar Quinze de Novembro, no distrito de Jaíba, que atualmente funciona na antiga escola; dois novos Centros Municipais de Educação Infantil, situados nos bairros Asa Branca e Gabriela; e três escolas de Ensino Fundamental: uma também na Asa Branca, outra na Mangabeira (Residencial Alto do Rosário) e uma terceira na localidade de Água Grande, no distrito de São José (Maria Quitéria).
Outro montante significativo será aplicado na recuperação de outras 18 escolas, distribuídas por diversos bairros e distritos.
“Muitas dessas unidades serão totalmente reconstruídas e terão suas áreas duplicadas e, em algumas situações, até mesmo triplicadas. Praticamente vamos fazer uma nova escola”, destaca a secretária de Educação, professora Anaci Paim.
O primeiro bloco destas obras de reconstrução está orçado em R$ 24.690.550,00 e vai beneficiar as seguintes escolas: Antônio Carlos Pinto de Almeida, no Papagaio; Deocleciano Martins, no distrito de Maria Quitéria; Dr. Nilton Bellas Vieira, no Parque Getúlio Vargas; Ester da Silva Santana, na Mangabeira; Almira Pereira Lago, no Campo do Gado Novo; e Helena Assis Suzart, na Estação Nova.
No segundo bloco estão: Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo, no Feira VII; o Centro Municipal de Educação Infantil Manoel de Christo Planzo, no Campo do Gado; Escola Municipal Diva Matos Portela, no Jardim Cruzeiro; Escola Municipal Dr. Demósthenes Álvaro de Brito, na Mangabeira; Escola Municipal Maria Odete Souza Oliveira, no distrito de Maria Quitéria; e a Pré-Escola Municipal João Serafim de Lima, no Parque Ipê.
E no terceiro bloco as obras de reconstrução vão beneficiar as seguintes unidades de ensino: Centro de Educação Monteiro Lobato, nos Capuchinhos; Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda, na Conceição; Escola Municipal Florêncio Alves Bispo, na Matinha; Escola Municipal João Marinho Falcão, no Jardim Acácia; Escola Municipal Margarida Brito de Oliveira, no Tomba; e Escola Municipal Ruy Nunes Cerqueira, em Maria Quitéria.