Agricultores no Sul do Brasil voltaram a ficar preocupados com a nuvem de gafanhotos que está na Argentina. Com o aumento da temperatura, os insetos podem chegar ao Rio Grande Sul até a próxima quarta-feira (22).
Por enquanto, a nuvem segue estável em Corrientes, na Argentina, a 130 quilômetros de Barra do Quaraí (RS). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) acompanha a situação junto com autoridades do país vizinho.
Com a elevação das temperaturas no Rio Grande do Sul neste final de semana, estamos apreensivos, mas preparados para o caso de uma eventual ocorrência da praga em território gaúcho. Temos um plano operacional de emergência elaborado como Ministério da Agricultura – explicou o chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Ricardo Felicetti.
O prejuízo será muito grande caso os insetos alcancem o estado brasileiro, principalmente para as plantações de trigo e canola. A preocupação se estende às culturas de cevada e frutas cítricas, pastagens de inverno para gado de leite e o engorda de gado de corte.
Produtores rurais devem ficar atentos à chegada dos insetos e comunicar sua presença imediatamente à inspetoria de defesa agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural ou ao escritório municipal da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) mais próximo.
Pleno News